Portugal
80 anos da PJ: Conferência sobre investigação criminal e prevenção de incêndios junta especialistas em Coimbra

A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Centro, organiza, amanhã, dia 09 de outubro, a partir das 09:30, no Convento São Vicente, em Coimbra, uma conferência subordinada ao tema “Incêndios Florestais, conhecer para combater”, cuja sessão de abertura estará a cargo do Diretor Nacional da PJ, Luís Neves.
Nesta conferência, inserida nas comemorações do 80º aniversário desta Polícia, assinalado a 20 de outubro, serão apresentados os resultados operacionais de 2025 e realizado um apanhado da última década no que toca à investigação criminal de incêndios.
A programação do encontro dedicado à Investigação Criminal e ao fenómeno dos incêndios florestais terá início às 09:00, com a receção dos convidados e a credenciação dos participantes. A sessão de abertura está marcada para as 09:30, dando início a um dia dedicado à reflexão, partilha de experiências e debate em torno de temas cruciais para a proteção das florestas e o combate aos incêndios.
PUBLICIDADE
A manhã será marcada por dois painéis temáticos. O primeiro, às 10:00, subordinado ao tema “Investigação Criminal: Do passado ao presente”, será moderado por Jorge Leitão, Diretor do DIAP Regional de Coimbra.
O painel contará com as intervenções de António Carvalho, do CIC, que apresentará o tema “História da investigação criminal do crime de incêndio”, e de Fernando Ramos, Diretor do DIC de Leiria, que abordará “A arte atual a partir de um caso prático: artefactos eletrónicos incendiários”. Seguir-se-á um período de debate às 10:45, e uma pausa para café às 11:00.
O Painel II, que começará às 11:20 sob o tema “A nossa floresta”, será moderado pelo Coronel Diogo Dores, da GNR de Coimbra. Participarão como oradores Nuno Banza, do ICNF, com a intervenção “Gestão e controlo público”; Miguel Silveira, Administrador da ALTRI, que apresentará “Gestão e controlo privado”; e Luís Lopes, Professor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, com o tema “Ciência florestal e fogo”. O painel terminará com um debate às 12:20, seguido de pausa para almoço às 12:45.
Os trabalhos serão retomados às 14h30, com o Painel III – “Da prevenção ao acompanhamento do fenómeno”, moderado por Carlos Tavares, do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Região de Coimbra.
O Coronel Vaz Alves, Diretor do SEPNA, apresentará a comunicação “Prevenção e Fiscalização”, enquanto Tiago Oliveira, Presidente do Conselho Diretivo da AGIF, falará sobre a “Projeção futura”. O debate decorrerá às 15:15, seguido de pausa para café às 15:30.
O último momento da tarde será o Painel IV – “Gabinete Permanente de Acompanhamento e Apoio e o crime de incêndio”, moderado por Carlos Farinha, antigo Diretor Nacional Adjunto da Polícia Judiciária.
A Professora Sónia Fidalgo, da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, abordará o tema “O incêndio florestal doloso/negligente”, enquanto Avelino Lima, Diretor da Diretoria do Centro da PJ, apresentará o “Modelo GPAA”. O painel encerrará com debate às 16:45.
A sessão de encerramento está prevista para as 17:30.
A investigação do crime de incêndio tem uma importância central na missão da Polícia Judiciária, tanto pela gravidade das suas consequências sociais, humanas e ambientais, como pelo elevado grau de complexidade técnica e científica que envolve.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE