Economia

8 em cada 10 consumidores optam por compras online

Notícias de Coimbra | 3 meses atrás em 26-02-2024

A Adyen, a plataforma global de tecnologia financeira escolhida pelas principais empresas do mundo, revela mais detalhes sobre o comportamento de compra dos Millennials portugueses, apoiando-se em dados do seu Relatório sobre Métodos de Pagamentos.

PUBLICIDADE

Em Portugal, 8 em cada 10 consumidores afirmam fazer a maioria das suas compras online, e 7 em cada 10 admite fazê-las em lojas físicas, em centros comerciais ou supermercados. Relativamente ao fator segurança, os Millennials privilegiam o cartão de crédito/débito (67%), seguido do MBWay (61%) e, por último, o numerário (49%).

Quando se fala em compras exclusivamente online, o MBWay (35%), o cartão de crédito/débito (25%) e o Paypal (25%) continuam a ser os mais usados. Em loja física, o primeiro lugar é ocupado pelo cartão de crédito/débito (50%), sendo o MBWay usado por 20% dos inquiridos e o numerário por apenas 10%.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

O facto do MBWay e dos cartões de crédito e débito aparecerem constantemente no topo das preferências dos Millennials deve-se à percepção de que são ferramentas seguras. Cerca de 60% dos inquiridos revelam nunca ter sofrido de fraude sendo que apenas 11% reporta ter tido problemas com o cartão de crédito/débito e apenas 6% com MBWay. 

PUBLICIDADE

A segurança nos pagamentos é um tópico recorrente, já que oito em cada 10 Millennials afirmam ser importante que as transações que efetuam sejam seguras e que não existam riscos com o seu dinheiro e contas. Já quatro em cada 10 concordam que os seus dados sejam guardados por entidades ou sites, desde que se privilegie sempre a segurança (tanto de dados de conta, como de dados do consumidor). 

“Vivemos num cenário cada vez mais digital, ágil e personalizável. É, por isso, essencial que as empresas tomem medidas para se ajustarem à realidade, adotando, por exemplo, o comércio unificado.”, afirma Juan José Llorente, Country Manager para Portugal e Espanha. “Esta adoção é de extrema importância uma vez que, tal como em Portugal, nos restantes países europeus a relevância em oferecer métodos de pagamento locais mantem-se. Aumentar esta oferta é crucial para os comerciantes online que procuram uma boa conversão/retorno dos investimentos em marketing online“. 

Os hábitos de consumo nos próximos anos serão moldados pela aceitação dos atuais métodos de pagamento. Cerca de 38% dos Millennials acreditam que nos próximos três anos já não se utilizará dinheiro para pagar nas lojas físicas e 30% acreditam que os cartões de crédito/débito serão utilizados no seu formato electrónico, tal como e-Wallets ou cartões virtuais. 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE