Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Crimes

8.021 litros de aguardente de medronho apreendidos pela GNR. 8 homens e uma mulher identificados

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 10 meses atrás em 27-05-2023

A Guarda Nacional Republicana (GNR) anunciou, na sexta-feira, 26 de maio, que a Unidade de Ação Fiscal (UAF), através do Destacamento de Ação Fiscal (DAF) de Faro, apreendeu mais de 8.000 litros de aguardente de medronho fora do seu entreposto de produção, nos concelhos de Silves, Tavira e Loulé, na sequência das operações ARBUTUS III, IV e V.

PUBLICIDADE

“No âmbito de três investigações que decorriam há cerca de um ano, que visavam o combate ao circuito paralelo de venda de aguardente de medronho fora do seu entreposto de produção e nas quais era investigada a prática do crime aduaneiro de introdução fraudulenta no consumo, foram efetuadas as Operações ‘ARBUTUSIII, IV e V'”, explica em comunicado a GNR. 

Assim, a Guarda deu cumprimento a “24 mandados de busca em três destilarias e sete armazéns não autorizados para depósito e sem controlo aduaneiro, escapando deste modo às obrigações tributárias de declaração e pagamento dos impostos incidentes”.

PUBLICIDADE

publicidade

No total, foram apreendidos 8.021 litros de aguardente de medronho num valor que ascende aos 257.469 euros, segundo a GNR. A introdução no consumo deste produto apreendido, “teria causado um prejuízo estimado ao Estado Português, em sede de Imposto Especial de Consumo (IEC) e de Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), num valor aproximado de 97.050 euros”.

No decurso destas operações foram ainda apreendidos “dois alambiques no valor aproximado de 3.000 euros” e identificados oito homens e uma mulher, com idade compreendidas entre 40 e 72 anos. Os factos foram comunicados aos Tribunais Judiciais de Silves, Tavira e Loulé.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com