Desporto

700 atletas no Lusiaves Figueira Beach Rugby International

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 16-06-2014

A DoctorSport e a Câmara Municipal da Figueira da Foz apresentaram hoje, 16 de Junho, o Lusiaves Beach Rugby Portugal Series, com destaque para a 5.ª edição do Lusiaves Figueira Beach Rugby International, que regressa aos areais da Figueira da Foz – praia de Buarcos, nos dias 12 e 13 de Julho.

PUBLICIDADE

O Lusiaves Beach Rugby Portugal Series contará com 4 etapas, Ericeira, Figueira da Foz, Apúlia e Algarve. Para além da vertente competitiva e do atractivo Prize Money, este circuito assenta a sua inovação e unicidade nos diversos eventos paralelos que ocorrerão em simultâneo durante a realização dos torneios.

O projecto Lusiaves Figueira Beach Rugby International nasceu em 2010 com o objectivo de criar um grande evento desportivo de Verão, tendo como main event o torneio internacional de equipas masculinas e femininas.

PUBLICIDADE

publicidade

A visão e aposta da organização foram sendo reconhecidas não só pelas equipas mas igualmente por instituições que viram neste evento desportivo de sucesso, uma forma de potenciar e promover a sua imagem. O crescimento do projecto foi notório e em 2013 o Figueira Beach Rugby International foi convidado para integrar o Circuito Europeu de Beach Rugby organizado sobre a responsabilidade da Associação Europeia de Beach Rugby e do qual é torneio fundador.

Com o objectivo principal de manter a qualidade do evento, a organização continua a garantir o prize money de 3.500 €, tornando este torneio no mais “valioso” realizado em toda a Europa.

PUBLICIDADE

O Lusiaves Figueira Beach Rugby International será o maior evento Ibérico de Beach Rugby jamais organizado, no qual participam 50 equipas (32 masculinas e 18 femininas), 20 das quais estrangeiras, num total de 700 atletas provenientes de Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Holanda, Bélgica, Alemanha e Luxemburgo.

João Ataíde, presidente da Câmara Municipal, considera que “as condições da Figueira da Foz são excelentes para a prática de quase todos os desportos ao ar livre, e o Rugby traz sem sombra de dúvida uma dinâmica ao areal de Buarcos através da intensa mobilização de atletas e público, criando mais-valias para o concelho”.

Rui Loureiro, organizador do evento, considera que após o crescimento do Lusiaves Figueira Beach Ruby ao longo dos últimos quatro anos, o grande desafio seria mantê-lo no TOP dos grandes eventos de Beach Rugby a nível europeu. No seu entender esse objectivo foi alcançado como se comprova não só pelo número total de equipas inscritas 50 num total de mais de 700 atletas, com especial destaque para o crescimento no número de equipas femininas não só em número, bem como em locais de proveniência. Em 2014, são 18 as equipas femininas inscritas provenientes de Portugal, Espanha, Bélgica, Holanda, Luxemburgo e Alemanha.

Rúben Fonseca, administrador da Lusiaves, main sponsor do evento, “É com muita satisfação que mais um ano a Lusiaves se associa a esta iniciativa e consequentemente à prática desportiva do rugby. É nosso objectivo contribuir para a divulgação da modalidade, ainda pouco enraizada em Portugal, cujos valores estão alinhados com a nossa marca. Face ao sucesso alcançado em edições anteriores, esta continuidade faz todo o sentido para a Lusiaves.”

Rui Carvoeira, Director Técnico Regional da Federação Portuguesa de Rugby, destacou a importância de eventos como oLusiaves Figueira Beach Rugby no desenvolvimento do rugby a nível nacional, frisando que quer a organização quer os parceiros do evento estão a seguir aquilo que a International Rugby Board preconiza para o desenvolvimento do Rugby Nacional junto das massas, levando-o aos maiores estádios nacionais, as praias.

Este evento conta com o apoio do Grupo Lusiaves, Câmara Municipal da Figueira da Foz e da Federação Portuguesa de Rugby.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE