Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Extra

7 Dicas antes de comprar um carro usado

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 26-11-2022

Comprar um carro, em especial um usado, é um momento de grande expectativa para uns e de ansiedade para outros. A falta de experiência para detetar pistas importantes sobre o histórico do veículo, leva alguns compradores a adiarem a aquisição de um novo carro.

PUBLICIDADE

Quer se trate de uma venda particular, um negócio num stand especializado ou um leilão de carros usados, existem algumas dicas que ajudá-lo a escolher uma viatura com maior confiança. Vamos ver quais são.

  • Escolha os modelos de carros mais vendidos

São vários os motivos pelos quais deverá optar pelos modelos mais populares. 

PUBLICIDADE

publicidade

A reputação do fabricante e a longevidade e durabilidade das viaturas levam os compradores a preferirem determinados modelos de carros. Por isso, ao adquirir um usado é natural que se sinta mais confortável ao escolher as marcas mais populares. Ao fim ao cabo, a sua popularidade é sinónimo de confiança.

Mas há mais…

PUBLICIDADE

Quanto maior for a oferta de um determinado modelo, menor será o seu valor de mercado. Assim, terá a oportunidade de fazer um excelente negócio, gastando menos do que o esperado. Além disso, quando levar o seu novo carro usado ao mecânico, torna-se mais fácil encontrar peças de substituição em segunda mão.

  • Leve o mecânico consigo para analisar a viatura

Se tem pouca experiência no ramo automóvel, nada melhor do que levar um perito consigo. No momento de conhecer a viatura, existem vários detalhes ao nível de mecânica e chapa que passam despercebidos aos olhos do comum comprador. Em alguns casos, são esses pormenores que revelam o histórico da viatura.

Assim, peça ao seu mecânico que confiança que o acompanhe na visita ao stand ou ao leilão de carros. A experiência deste profissional fará toda a diferença no momento de escolher o seu próximo carro usado.

  • Analise o valor de mercado

Já tem uma viatura em mente? Ótimo! 

Mas antes de avançar com a compra, verifique o valor desse modelo usado no mercado. Desta forma, evitará ser burlado ao pagar mais do que o valor real daquela viatura. No fim de contas, quem não gosta de poupar alguns euros?

  • Confirme o histórico do carro e o VIN 

Conhecer o passado do veículo que pretende adquirir é um passo importante. Na verdade, até mesmo um carro usado com pouca quilometragem pode apresentar problemas graves que acarretam custos elevados para o comprador.

Por isso, não se esqueça de questionar sobre o motivo da venda. Aproveite o momento e pergunte também se o carro esteve envolvido em acidentes (quer sejam graves ou não) ou se existe alguma avaria que condicione a utilização do veículo.

Quando o vendedor não conhecer totalmente o histórico, o VIN (Vehicle Identification Number, ou Número de Identificação do Veículo em português) poderá ajudá-lo. 

Se a viatura seguiu o plano de manutenção da marca ou, se foi assistida numa oficina oficial, através do VIN, ficará a conhecer todas as operações efetuadas. Além disso, é possível saber se o veículo tem chamadas à marca para substituição de peças com defeito. Infelizmente, esta opção está disponível apenas nos modelos mais recentes.

  • Verifique a credibilidade do concessionário

Comprar um carro usado num concessionário de confiança é sempre uma boa estratégia. 

Habitualmente, estes stands avaliam a viatura antes de a venderem. Ou seja, o carro passa por um processo de avaliação feito por mecânicos e bate-chapas experientes para garantir que está em perfeitas condições. 

Em alguns casos, os próprios concessionários oferecem um período de garantia, ao qual poderá recorrer em caso de avaria.

  • Analise eventuais custos extra

Além do valor da viatura, a aquisição de um carro usado implica o pagamento de impostos e taxas ao Estado. Entre eles pode contar com as taxas de transferência de propriedade do veículo e o imposto de circulação, que depende da cilindrada e categoria do modelo adquirido.

No caso de se tratar de um carro importado, deverá considerar também os custos de transporte e de legalização do veículo em Portugal.

Se pretende participar num leilão de carros usados online, lembre-se de analisar eventuais taxas administrativas, de transporte e que parqueamento da viatura.

  • Estabeleça um orçamento ao licitar num leilão de veículos

Os leilões de carros usados podem ser um bom negócio. 

Contudo, é importante estabelecer um orçamento baseado no que pode pagar e no valor de mercado do veículo. Desta forma, torna-se mais fácil garantir que não paga demais por determinado veículo ou que não se deixa levar pela adrenalina do leilão de carros.

Esperamos que estas dicas sejam úteis na compra do seu próximo carro usado!

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com