Educação

600 investigadores da Universidade de Coimbra levam ciência à Baixa

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 minutos atrás em 19-09-2025

 Cerca de 600 investigadores de mais de 30 centros de investigação da Universidade de Coimbra (UC) vão levar a ciência do seu dia-a-dia à Baixa de Coimbra, no próximo dia 26, revelou hoje a organização do evento.

“Vamos até à baixa com atividades, experiências, jogos, desafios e demonstrações, com o objetivo de fazer e dar a conhecer melhor o que fazemos na Universidade de Coimbra”, destacou a coordenadora da Noite Europeia dos Investigadores, Ana Carvalho.

Organizada pela Universidade de Coimbra e pela Agência para a Promoção da baixa de Coimbra, a Noite Europeia dos Investigadores, vai ter lugar no dia 26 de setembro, entre as 17:00 e a meia-noite, na Baixa da cidade de Coimbra.

PUBLICIDADE

Durante a conferência de imprensa de apresentação do evento, a investigadora explicou que esta edição vai contar com 93 pontos de encontro entre investigadores e o público, espalhados entre Praça 8 de Maio e a Portagem.

“Vamos ter desde as pessoas das áreas mais biológicas, biomedicina, passado pelas ciências sociais e pelas humanidades. A diversidade que se traz a esta noite permite tornar, espero eu, os nossos cidadãos cada vez mais informados, capazes de tomar decisões acertadas para que a nossa sociedade também ganhe nesta relação direta com a ciência”, evidenciou.

De acordo com Ana Carvalho, o evento vai contar com a ajuda de cerca de 70 voluntários, na sua maioria estudantes de doutoramento, que estarão presentes ao longo da noite para apoiar o público e partilhar as suas histórias científicas. Cada voluntário irá apresentar o seu ‘Objeto com Ciência’.

“Isto vai trazer também a oportunidade de, no pós-NEI [Noite Europeia dos Investigadores], termos uma exposição no mercado municipal com os objetos de ciência dos nossos estudantes de doutoramento e conseguir perpetuar ainda mais as iniciativas da noite”, acrescentou.

Para além de participar em experiências interativas, jogos, demonstrações científicas ou conversas com investigadores, os visitantes poderão também participar numa experiência interativa, lendo os ‘QR codes’ disponíveis em cada um dos 93 locais, acumulando ‘check-ins’ que lhes permitem ganhar prémios.

“O meu convite é para todos, desde os 8 aos 80, ou até mais pequenos. Têm certamente imensas atividades para poder explorar”, referiu.

A “rota” da ciência, preparada para a noite de dia 26 de setembro, conta ainda com a parceria de cinco dezenas de lojistas, que mantêm as suas lojas abertas até à meia-noite.

Segundo Orlanda Duarte, da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra, para esta noite foi ainda preparada “alguma animação”, estando prevista a atuação do Grupo Barrio de Tango, que apresentará o tango argentino.

“Tentámos também trazer artistas plásticos em que a sua arte estivesse associada à ciência, nomeadamente Christine Francisco e também Adriano Montenegro. Trazemos depois o grupo Montemor Sketchers, que vai circular por esta artéria, captando as imagens que lhes parecerem mais interessantes”, concluiu.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE