Educação

600 cientistas animam Noite Europeia dos Investigadores em Coimbra

Notícias de Coimbra | 7 meses atrás em 26-09-2023

A Noite Europeia dos Investigadores (NEI) em Coimbra está marcada para 29 de setembro, sexta-feira, das 17:00 às 0:00, na Baixa de Coimbra. Este evento oferece à comunidade a oportunidade de interagir com 600 investigadores da Universidade de Coimbra e explorar a ciência de maneira prática com o programa “Rota da Ciência”.

PUBLICIDADE

A NEI em Coimbra faz parte de um evento europeu que ocorre em simultâneo em várias cidades da Europa, com o objetivo de levar a ciência à rua durante uma noite. Em Coimbra, é organizada pelo Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (iiiUC) em colaboração com a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC).

Este ano, o tema é “Ciência para Todos: Sustentabilidade e Inclusão”, destacando a relevância da investigação e inovação na Europa, com vista a um futuro mais sustentável e inclusivo.

PUBLICIDADE

O programa “Rota da Ciência” abrange mais de 80 pontos de interesse distribuídos entre o Largo da Portagem, a Praça 8 de Maio e a Praça do Comércio, que incluem atividades práticas, visitas, dança, experiências e demonstrações, onde os cientistas vão dar a conhecer a sua Ciência ao público.

“Superbactérias: a ameaça invisível!”, que vai dar a conhecer através de jogos interativos os habitantes invisíveis deste mundo e de que forma eles participam nas nossas vidas.

PUBLICIDADE

publicidade

Parte da noite poderá ser também passada na atividade “Dando vida à Matrix! As interfaces corpo-computador”, que vai permitir mostrar aos participantes a sua atividade elétrica cerebral em resposta a estímulos visuais, realizar um electrocardiograma, detectar a atividade elétrica muscular e ainda utilizar essa atividade eléctrica para controlar a mão de outro participante.

Até à meia-noite, o público ainda terá tempo de descobrir “Que polinizador é este?” e conhecer alguns polinizadores ao vivo, os seus modos de vida e a importância que têm para a sustentabilidade da produção dos alimentos, usando a aplicação iNaturalist.

A Noite Europeia dos Investigadores oferece ainda prémios e experiências na Baixa de Coimbra. Sempre que visitarem um dos 85 pontos de Investigação, os participantes poderão ler um QR code e fazer o seu registo nesse ponto. Quanto mais pontos visitarem, melhor o prémio que podem ganhar, desde jantares, lanches, gelados, escape room, discos, entre outros.

Todas as atividades da NEI são possíveis graças ao trabalho de cerca de 65 estudantes de doutoramento/voluntários, 600 investigadores e investigadoras de 30 unidades de Investigação e Desenvolvimento da UC, museus, centros de ciência, entidades culturais, artistas e serviços, bem como cerca de 65 comerciantes e lojistas da Baixa de Coimbra.

A NEI Coimbra é organizada pelo Instituto de Investigação Interdisciplinar (iiiUC), como representante da UC, e em colaboração com a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC). Este evento faz parte de um Consórcio Nacional constituído pela Universidade de Coimbra (UC), Lisboa, Évora e Minho.

Este evento conta com a co-organização da APBC e o apoio da Câmara Municipal de Coimbra.

Mais informações aqui.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE