Coimbra

60 médicos iniciaram hoje a especialidade de Medicina Geral e Familiar

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 09-01-2019

 
Sessenta médicos iniciaram hoje a especialidade de Medicina Geral e Familiar (MGF) nas unidades de cuidados de saúde primários da Região de Saúde do Centro com uma receção de boas vindas realizada no auditório da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.

PUBLICIDADE

Estes profissionais de saúde vêm dar continuidade ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) na área da formação pós-graduada técnico-científica, no reforço das equipas e na melhoria contínua da resposta assistencial na região Centro.

PUBLICIDADE

Organizada pela Coordenação de Internato MGF – Zona Centro, a receção aos novos médicos internos decorreu durante o dia de hoje, com a apresentação de temas ligados à organização, formação e atividades no âmbito do internato médico em MGF e a apresentação dos médicos internos e respetivos orientadores.

No decurso da sessão, a Presidente do Conselho Diretivo da ARSC, Rosa Reis Marques, endereçou votos dos maiores sucessos aos novos médicos na nova etapa de vida. Trabalhar no âmbito dos cuidados de saúde primários, disse, é trabalhar em proximidade, e em intimidade, com os anseios, aspirações, necessidades e expectativas dos indivíduos, famílias e comunidades e, assim, contribuir para um Serviço Nacional de Saúde ainda mais efetivo nos seus resultados e cada vez mais ajustado à realidade epidemiológica prevalente e às novas dinâmicas da sociedade.

PUBLICIDADE

publicidade

O Internato Médico realiza-se após a licenciatura em Medicina e corresponde a um processo único de formação médica especializada teórica e prática, tendo como objetivo habilitar o médico ao exercício tecnicamente diferenciado na respetiva área profissional de especialização.

Após a conclusão do curso de Medicina, os médicos candidatam-se a um concurso nacional para admissão no Internato Médico, que se destina à escolha dos locais e das áreas de formação (especialidades) e que terá a duração de quatro anos.

De salientar que os médicos internos da região Centro têm tido médias finais na ordem dos 17 valores, tendo alcançado, em 2018, a melhor nota a nível nacional.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE