Coimbra

60% das empresas de Coimbra nunca se candidataram a fundos europeus!

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 15-03-2017

A NERC divulgou as conclusões do Inquérito Empresarial à Região de Coimbra na conferência de imprensa em que também efectuou a apresentação pública do “Projeto E-Coimbra: A China à distância de um clique” e tomou uma posição sobre o apoio ao desenvolvimento económico e empresarial por parte da Câmara Municipal de Coimbra, intitulada “A Câmara não Existe”.

PUBLICIDADE

O inquérito Inquérito Empresarial à Região de Coimbra revela, por exemplo, que 60% das empresas nunca beneficiaram de qualquer tipo de apoio comunitário e 48% indicou que não existe informação suficiente sobre os apoios comunitários, o que merece a atenção de Pina Prata, Presidente da NERC, que salienta que as empresas não se candidato aos fundos porque receiam percorrer esse “calvário” .

O Inquérito Empresarial à Região de Coimbra indica ainda, no que diz respeito à atividade das empresas,  que a tendência geral é para um crescimento sustentado em 51% dos casos, verificando-se uma diminuição em apenas 19%.

48 % das empresas tem atividade exportadora e que em 7% dos casos a exportação representa mesmo de 75 a 100% do volume de negócio.
Em 81% dos casos foi identificada uma situação financeira sólida e 85% das empresas declaram que  têm a intenção de continuar a investir.

PUBLICIDADE

 68% dos projetos de apoio à I&DT são reprovados por condições de elegibilidade, sem passarem a uma análise de mérito, em clara contradição com a descriminação positiva”

As áreas de investimento mais citadas são a Formação, Marketing, Internacionalização e Investigação, contudo só 40% afirmam terem alguma vez beneficiado de apoios, e a tendência será para piorar pois apenas 36% têm intenção de se candidatar.

PUBLICIDADE

publicidade

No que toca ao impacto das políticas públicas de emprego o panorama é semelhante. Tratando-se de empresas com estrutura de emprego estável, onde em 41% dos casos se verifica um aumento sustentado do quadro de pessoal, em 48% dos casos nunca recorreram a qualquer apoio à contratação.

 
Apenas 10% das empresas considera que os Parques Empresariais estão dimensionados para o desenvolvimento económico e para as necessidades das empresas.
A integração da Região de Coimbra no contexto das infraestruturas de comunicação Rede regional de vias de comunicação deficitária e em mau estado: Conclusão do IC6; Porto da Figueira da Foz; Requalificação da Linha da Beira Alta/ligação a Espanha; Metro Mondego e Autoestrada Coimbra-Viseu, também preocupam os empresários.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE