O Sexo e a Cidade

60 ANOS DO FESTIVAL DA CANÇÃO: CONHEÇA OS 20 AUTORES DA EDIÇÃO DE 2024

O SEXO E A CIDADE - Opinião | Satírico, Sarcástico e Humorístico | 6 meses atrás em 06-11-2023

Em 2024, o programa de entretenimento mais antigo da RTP comemora 60 anos. A RTP apresentou hoje os 20 autores do Festival da Canção da edição do próximo ano.

PUBLICIDADE

Em fevereiro de 1964, nasceu o “Grande Prémio TV da Canção Portuguesa”. Escolhia-se então a primeira canção portuguesa candidata ao Eurovision Song Contest que tinha sido criado em 1956. Na segunda parte da década de 70 o concurso mudava de nome quase anualmente: “Uma canção para a europa”, “As sete canções” ,”Uma canção portuguesa” até que em 1979 passou a chamar-se “Festival RTP da Canção”. A 7 de março de 1980, em direto do Teatro São Luiz, assiste-se pela primeira vez a uma vitória colorida. O Festival RTP da Canção marca o arranque das emissões regulares a cores da RTP.

Ao longo dos anos, os métodos de escolha do representante de Portugal na Europa foram mudando, o objetivo foi sempre o mesmo: escolher a melhor das canções.

PUBLICIDADE

Hoje, chama-se apenas “Festival da Canção”. Músicos, autores, compositores, intérpretes, produtores, desconhecidos ou consagrados, reconhecem o Festival, como uma montra da música que se faz em Portugal, um local de liberdade artística, de oportunidade e de partilha.

No ano em que o Festival faz 60 anos a RTP convidou 14 autores e os restantes 6 foram escolhidos através da Livre Submissão de Canções que esteve aberta ao público entre 7 de agosto e 15 de outubro.

PUBLICIDADE

publicidade

Conheça os 20 autores responsáveis pelas canções do Festival da Canção 2024: Bispo, Buba Espinho, Cristina Clara, FILIPA (Livre submissão), Huca, Iolanda, João Borsch, João Couto (Livre submissão), LEFT. (livre submissão), Leo Middea, Maria João, MELA (Livre submissão), Mila Dores, Nena, NOBLE, No Maka, Perpétua, Rita Onofre (Livre submissão) , Rita Rocha (Livre submissão) e Silk Nobre.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE