Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Vamos

6 visitas guiadas para (re)conhecer Coimbra. Grátis!

Notícias de Coimbra | 12 meses atrás em 31-03-2023

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra integra na sua oferta turística seis temas, que serão abordados nas visitas guiadas de abril. “Por Coimbra com Vitorino Nemésio”, figura ímpar da literatura portuguesa, “Zeca Afonso em Coimbra” e “Do Jardim da Sereia ao Adro de Santa Cruz” são algumas das que fazem parte dos itinerários que permitem conhecer o património edificado, natural e imaterial da cidade.

PUBLICIDADE

Em abril, o programa de visitas guiadas, promovido pelo Município, convida a percorrer os locais da cidade que evocam Vitorino Nemésio e relembram Zeca Afonso, focando as suas biografias e os seus contributos para a literatura portuguesa e para a Canção de Coimbra. Este mês o destaque recai ainda em duas visitas: uma dedicada aos grandiosos e imponentes órgãos de tubos da Sé Nova e de Santa Cruz, focando elementos da sua construção, história e finalidade à época, e outra, a assinalar, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (18 de abril), dedicada às tradições académicas e à Canção de Coimbra.

As visitas temáticas são dirigidas ao público em geral, acolhendo um mínimo de seis e um máximo de 25 participantes. A participação nas visitas é gratuita, mas requer inscrição prévia através do telefone 239702630, por email roteirosdecoimbra@cm-coimbra.pt, ou presencialmente, na Casa Municipal da Cultura (rua Pedro Monteiro). Serão consideradas apenas as inscrições até às 15h00 do último dia útil antes da data da realização das visitas.

Dia 4 de abril, às 15h00, na visita “Do Jardim da Sereia ao Adro de Santa Cruz” vai falar-se da evolução da cidade no espaço que medeia o Jardim da Sereia e o Mosteiro de Santa Cruz, relacionando-a com o desenvolvimento desta casa religiosa, desde a sua fundação até à atualidade. Ponto de encontro: átrio da Casa Municipal da Cultura.

Dia 11 de abril, às 15h00, sob o tema “Por Coimbra com Vitorino Nemésio”, vão visitar-se os espaços (exteriores) que evocam, em Coimbra, a figura ímpar do escritor e do homem dedicado à cultura, que deixou um legado inigualável. Durante o percurso serão lidos excertos da obra de Vitorino Nemésio e de testemunhos de seus contemporâneos, onde são feitas referências a Coimbra e ao autor. Ponto de encontro: Praça D. Dinis.

Dia 13 de abril, às 15h00, vai decorrer uma visita guiada aos órgãos de tubos da Catedral Nova e da Igreja do Mosteiro de Santa Cruz, focando elementos da sua construção, história e finalidade à época. Ponto de encontro: Praça D. Dinis. Custo: 1 euro (donativo para a Sé Nova).

PUBLICIDADE

Dia 18 de abril, às 15h00, a visita é em torno das “Tradições Académicas e a Canção de Coimbra”, no âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, pelas ruas da Alta da cidade de Coimbra, focando as repúblicas, vivências académicas e Canção de Coimbra, terminando no Núcleo da Guitarra e do Fado de Coimbra, Torre de Anto. Ponto de encontro: Sé Nova.

Dia 25 de abril, às 15h00, é o dia de lembrar a “Coimbra de Zeca Afonso”. Visita guiada a espaços (exteriores) ligados à vida deste cantor em Coimbra, ao longo da qual será focada a sua biografia, a sua obra e contributo para a Canção de Coimbra, relevando o seu importante papel na luta contra o regime ditatorial e defesa dos ideais de liberdade preconizados na Revolução do 25 de Abril. Ponto de encontro: Praça D. Dinis.

Por fim, a 27 de abril, às 15h00, na proposta “À Descoberta da Baixa”, vai realizar-se uma visita guiada a praças, largos e terreiros da Baixa da cidade, caracterizada por uma toponímia ligada às atividades económicas aí desenvolvidas, com um tecido morfológico típico das cidades medievais, que permitiam não apenas os encontros casuais e de convívio popular, mas também a circulação de pessoas e a troca de mercadorias. Ponto de encontro: Largo da Portagem.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com