Coimbra

6 vinhos da Região do Dão premiados pelo Crédito Agrícola

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 25-01-2021

O Crédito Agrícola, em parceria com a Associação dos Escanções de Portugal, distinguiu seis vinhos da Região do Dão com medalha de ouro no 7.º Concurso de Vinhos do Crédito Agrícola. A cerimónia de anúncio decorreu num evento totalmente digital no passado dia 21 de Janeiro.

PUBLICIDADE

A distinção Tambuladeira dos Escanções de Portugal de Ouro, na categoria de vinhos brancos, foi entregue aos vinhos: Avô António Encruzado Reserva DOC 2018 da Quinta dos Monteirinhos e o Quinta do Cerrado Reserva DOC 2017 da União Comercial da Beira.

PUBLICIDADE

publicidade

No que respeita aos tintos foram reconhecidos mais quatro vinhos: Casa da Ínsua Reserva DOC 2015 dos Empreendimentos Turísticos Montebelo; Castelo de Azurara Touriga Nacional DOC 2014 da Adega Cooperativa de Mangualde; Fidalgas de Santar Grande Reserva DOC 2012 da Vinassantar, Socidedade Agrícola; Morgado de Silgueiros Touriga Nacional DOC 2017 da Adega Cooperativa de Silgueiros.

Dos 183 vinhos brancos, tintos e espumantes colocados à prova por 109 produtores nacionais das várias regiões vitivinícolas do país, o júri distinguiu 58 vinhos: três com a Grande Medalha de Ouro ao melhor vinho branco, tinto e espumante; e 55 com a distinção Tambuladeira dos Escanções de Portugal de Ouro, Prata e Bronze a vinhos engarrafados, nas categorias “Vinho Branco”, “Vinho Tinto” e “Vinho Espumante”.

PUBLICIDADE

Além das medalhas entregues na região do Dão, foram reconhecidos vinhos oriundos de várias regiões vitivinícolas: Vinhos Verdes (duas medalhas), Douro (oito medalhas), Távora-Varosa (uma medalha), Bairrada (duas medalhas), Tejo (seis medalhas), Lisboa (11 medalhas), Península de Setúbal (cinco medalhas), Alentejo (16 medalhas) e Algarve (uma medalha).

As provas cegas foram realizadas em Lisboa, nos passados dias 27 e 29 de Novembro por um júri composto por reconhecidos escanções, enólogos, enófilos e jornalistas do sector.

A iniciativa do Crédito Agrícola pretende apoiar o sector vitivinícola e o desenvolvimento das economias locais, especialmente as Cooperativas e os Produtores, promovendo e colocando à prova a qualidade dos vinhos nacionais.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE