Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Economia

6 sugestões para poupar sem perder a magia do Natal

Notícias de Coimbra | 3 meses atrás em 06-12-2023

O Natal é uma época de festa, união e alegria, que traz consigo sentimentos de afeto, mas também desafios financeiros significativos. O apelo ao consumo adensa-se nesta altura, pelo que se torna imperativo uma planificação cuidadosa para que o orçamento familiar não seja impactado de forma negativa. Comprar de forma consciente, através da antecipação e organização de todos os possíveis gastos, pode evitar surpresas desagradáveis.

PUBLICIDADE

O ComparaJá, plataforma de finanças pessoais, partilha um conjunto de estratégias que permitem celebrar esta quadra sem comprometer a saúde financeira:

PUBLICIDADE

1. Estipular um orçamento: Antes de começar a saga das compras de Natal, é importante definir qual o valor monetário disponível a ser canalizado para estas despesas. Esta gestão permite evitar gastos desnecessários e cumprir o orçamento definido.

PUBLICIDADE

2.Economizar o subsídio de Natal: O subsídio de Natal poderá ser utilizado para algumas compras de Natal. Contudo, é também uma excelente oportunidade para alocar uma parte à conta-poupança e, assim, juntar um bom pé-de-meia para despesas inesperadas, podendo evitar novos empréstimos ou créditos.

3.Comparar os preços: Após elaborada a lista de presentes, é importante sondar o mercado e comparar os valores nas diferentes lojas para encontrar o melhor preço.

PUBLICIDADE

4.Elaborar uma lista de tarefas: Criar uma lista de tarefas com tudo o que tem de ser feito para o Natal é um passo crucial para organizar as tarefas, poupar tempo e evitar esquecimentos.

5. Reutilizar as decorações de Natal: Se as decorações de Natal ainda estão em bom estado devem ser reutilizadas para evitar mais um gasto extra. Além das vantagens económicas, esta resolução terá também uma contribuição positiva para o ambiente.

6.Ser criativo: Não é preciso gastar muito dinheiro para oferecer prendas que as pessoas vão gostar. A imaginação e a criatividade podem resultar em presentes únicos e especiais. Como por exemplo, a oferta de bolachas ou compotas caseiras, ou uma moldura feita a partir de materiais naturais ou reciclados.

Além das sugestões mencionadas, é aconselhável antecipar a compra dos presentes de Natal para aproveitar possíveis ofertas e promoções, tais como os descontos associados aos cartões de cliente.

Muitos deles não só proporcionam poupanças imediatas, como também podem resultar em pontos acumulados para serem utilizados posteriormente ou em vouchers de desconto, dependendo da política da loja.

Vale a pena explorar também as opções online oferecidas pelas diferentes lojas, uma vez que proporcionam uma variedade de produtos a preços mais competitivos. Ao explorar essas alternativas, os consumidores podem encontrar ofertas especiais, comparar preços e realizar compras mais estratégicas.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com