Vamos

5ª Punkada garantem noite “épica” e “cheia de música”

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 4 meses atrás em 18-12-2023

A paralisia cerebral não é impedimento para nada, muito menos para formar uma banda de rock/pop e dar concertos por todo o lado. Prova disso são os 5ª Punkada, um grupo musical que nasce através de utentes da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC).

PUBLICIDADE

No espetáculo de hoje à noite, 18 de dezembro, os 5ª Punkada vão subir ao palco do Grande Auditório do Convento São Francisco, às 21:30.

Durante o soundcheck do grupo, realizado esta segunda-feira, o guitarrista e um dos vocalistas, Jorge Maleiro contou que é “um marco histórico” e que estão cá “para comemorar a data”.

PUBLICIDADE

“Vai ser uma noite incrível, memorável, cheia de música e épica”, promete.

Querem “mostrar ao público o que fazem” e confessa que o segredo para 30 anos de carreira envolve “amizade” e “cumplicidade” porque “a união faz a força”.

PUBLICIDADE

publicidade

Para daqui a outras três décadas, Jorge Maleiro revela que “esperam mais concertos, público” e “que daqui a 30 anos estejamos a festejar juntos”.

O concerto começa com a estreia do segundo documentário “Yours Truly, Fear” da Casota Collective, a produtora audiovisual responsável pelo trabalho. Foi rodado durante a digressão europeia da banda e inclui testemunhos de vários artistas e dos membros do grupo musical. Vai ter uma duração de cerca de 30 minutos.

Telmo Soares realizador do projeto refere que o objetivo foi “perceber de que forma uma banda que tem pessoas com deficiência lida com os obstáculos normais de uma digressão”. E questionar sobre “quem são estas pessoas, quais as vontades e sonhos”.

O documentário vai ter todo “o backstage e ao mesmo tempo vão ser abordados temas como a acessibilidade”, adianta.

O “objetivo era garantir que nada ficasse por dizer por parte dos artistas” e onde o maior desafio “foi arranjar uma linguagem que seja justa , digna do tema que está a ser abordado”, explica.

O espetáculo dos 5ª Punkada conta com os convidados Surma, Rui Gaspar e Victor Torpedo.

Criada em 1993 já contam com grandes sucessos. “Somos punks ou não?” foi lançado em 2021 e desde aí, a banda já pisou palcos do Festival Bons Sons ou o Festival Sobe à Vila, em Paredes de Coura. Até o single “Blues da Quinta” foi nomeado para melhor vídeo dos Prémios Play. Mas a atuação num dos concertos dos Coldplay, no Estádio Cidade de Coimbra, foi o grande momento da banda.

O grupo, que é constituído por Fausto Sousa (voz), Fátima Pinho (teclas), Miguel Duarte (bateria) e Paulo Jacob (guitarrista e voz), Jorge Maleiro (voz e guitarra), apresentou recentemente um novo single “Diante de Mim“.

A receita do espetáculo desta segunda-feira reverte integralmente para a APCC.

Pode ver aqui as fotos do soundcheck da banda.

Veja o vídeo do NDC com Jorge Maleiro, um dos dois guitarristas da banda:

 

Veja o vídeo do NDC com Telmo Soares realizador do “Yours Truly, Fear”:

Veja o vídeo do NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE