Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cidade

5ª Punkada atua para o ministro da Cultura e prepara-se para gravar novo disco (com vídeos)

Bruna Correia | 1 ano atrás em 22-11-2022

O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, conheceu esta terça-feira, 22 de novembro, o grupo de rock 5ª Punkada, formado por utentes da APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra. O grande momento aconteceu na Quinta da Conraria, em Ceira.

PUBLICIDADE

A visita decorreu no âmbito do programa de percursos temáticos designado “Cultura que somos”, com o objetivo de conhecer e dar voz às ações, aspirações e dinâmicas que constituem a realidade cultural portuguesa. Antes, o ministro da Cultura já tinha estado no Manicómio, Acess Lab, e CiM – Companhia de Dança, em Lisboa, e no Estabelecimento Prisional de Leiria, para conhecer o projeto Ópera na Prisão.

Pedro Adão e Silva confessa ter ficado “com uma ótima impressão” dos 5ª Punkada, sendo que punk rock faz parte dos seus gostos musicais. “Diante de mim” — lançado na semana passada — foi um dos temas tocados pela banda. O ministro da Cultura foi ainda desafiado a juntar-se ao grupo musical.

Para Pedro Adão e Silva, este projeto “é demonstrativo do que é feito no país e uma das responsabilidades do ministro é, também, dar visibilidade, chamar à atenção e puxar por aquilo que de bom é feito”. “São iniciativas que têm valor em si, têm valor artístico e criativo e a cultura tem de estar acessível a todos e tem de ajudar a derrubar as barreiras”.

A banda foi constituída em 1993 e Fausto Sousa, de 54 anos, é um dos elementos que mantém-se presente desde a fundação. É o vocalista da banda e, ao NDC, confessa gostar mais de cantar inglês do que português. Já Fátima Pinho, de 57 anos, é a responsável pelas teclas e está no grupo desde 2008.

Clementina Branco, assistente da banda, avançou ao NDC A vinda do senhor ministro esperemos que seja uma rampa de lançamento para o que aí vem “, adiantando que é intenção do grupo, em breve, gravar outro disco e realizar mais espetáculos.

PUBLICIDADE

Veja os vídeos dos diretos do NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com