Cidade

Sábado há música no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 27-09-2016

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Música, assinalado a 1 de outubro, o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra, recebe dois concertos com entrada livre. As iniciativas decorrem na Igreja do Mosteiro.

PUBLICIDADE

Mosteiro da Raínha Santa

Na sexta-feira, dia 30 de setembro, pelas 18h00, o Conservatório Regional de Coimbra apresenta o Trio Memória formado por Ana Carina Sousa (flauta), João Carlos Alves (trompa) e Alexandra Curado (piano). Este trio dedica-se, desde a sua origem em 2003, maioritariamente à apresentação de repertório de compositores portugueses contemporâneos. Desde a sua formação tem-se apresentado em várias salas de espetáculo e festivais tais como o Centro Cultural de Belém e Festival de Outono.

PUBLICIDADE

publicidade

PROGRAMA

“Tema da Zu” – Abel Chaves

PUBLICIDADE

“Three simple pictures” – Rui Fonseca e Costa

I – The sea

II – The fallen men

III – The child

“Fandango” – Rui Fonseca e Costa

“Memória” – António Victorino D’almeida

No sábado, dia 01 de outubro, pelas 17 horas, no contexto do projeto “De Santa Clara à Fonte dos Amores”, a Igreja do Mosteiro recebe o Coro D. Pedro de Cristo e o Coro Vox Aetherea com direção da Maestrina Cristina Faria.

“De Santa Clara à Fonte dos Amores” é um projeto coorganizado pela Câmara Municipal de Coimbra e pelo Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra. Visa, essencialmente, articular Coimbra e a sua História, bem inscrita em espaços representativos da cidade, com a Musica que aqui se desenvolveu ao longo dos séculos.

Inspirado no sucesso conseguido em 2015 com o evento “De Santa Cruz à Torre de Anto” pretende-se agora olhar para a margem esquerda como parte duma Coimbra unida pelo Rio Mondego. Nos quatro espaços escolhidos (Mosteiro de Santa Clara-a-Nova; Igreja de S. Francisco; Mosteiro de Santa Clara a Velha; e Fonte dos Amores) vão convergir as diferentes visões dos Anfitriões que, melhor do que ninguém, conhecem o itinerário, ao longo dos tempos, do espaço que guardam e, também, dos Maestros dos coros envolvidos, aludindo à relação entre Coimbra a sua Música e ao local onde se encontram.

PROGRAMA

15h | Mosteiro de Santa Clara a Nova (duração 40 min.)

António Rebelo – Confraria de Santa Isabel

Maestro Virgílio Caseiro

Antigos Orfeonistas

16h | Foyer da Igreja de S. Francisco (duração 40 min.)

I Pedro Dias

Arpeggio
Violoncelo -Tiago Anjinho

Harpa – Beatriz Cortesão

17h | Mosteiro de Santa Clara a Velha (duração 40 min.)

Diretora Regional de Cultura do Centro – Dra. Celeste Amaro

Maestrina Cristina Faria

Coro D. Pedro de Cristo

Coro Vox Aetherea

18h | Fonte dos Amores- duração 30 min.

 Maria Helena Coelho

Grupo de Fados dos Antigos Orfeonistas

Antigos Orfeonistas

Coro D.Pedro de Cristo

Coro Vox Aetherea

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE