Coimbra

São João Paulo II em Oliveira do Hospital

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 24-05-2016

Cerca de 4000 fiéis disseram “Presente!” ao apelo da Igreja Diocesana de Oliveira do Hospital para celebrar uma jornada de fé e oração em cada Unidade Pastoral.

PUBLICIDADE

joão paulo II

Uma impressionante moldura humana encheu o Parque no Mandanelho, no centro da cidade, para dar graças a Deus pelo dom da comunhão que une as paróquias de todo o concelho e para solenemente declarar São João Paulo II como padroeiro da Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital, apresentando-o assim como modelo da comunidade cristã.

PUBLICIDADE

O dia começou com o acolhimento e a recitação do Terço. Seguiu-se a Eucaristia Solene que principiou com a Mensagem do Senhor Núncio Apostólico D. Rino Passigato, que também enviou uma belíssima Homilia, lida no momento próprio.

A celebração, presidida pelo Bispo Emérito de Leiria-Fátima, D. Serafim de Sousa Ferreira e Silva e concelebrada pelo clero local, foi animada por um coral inter-paroquial e por um coro juvenil, acompanhados pela Orquestra Cultus Musicae.

PUBLICIDADE

publicidade

No decorrer da liturgia foi solemente declarado São João Paulo II como Padroeiro da Unidade Pastoral, momento muito emotivo no qual foi entronizada uma Relíquia do Santo Papa, enviada de Roma, que foi colocada à veneração dos fiéis junto da Imagem de N.ª Sr.ª de Fátima.

Também os finalistas da escola superior local marcaram presença e receberam a bênção das suas pastas, momento seguido da bênção das Medalhas e das Coroas de São João Paulo II, uma oração que a Unidade Pastoral criou a fim de promover a devoção a Karol Wojtyla.

No final da Eucaristia, seguiu-se uma solene procissão, em que tomaram parte as Irmandades concelhias, os representantes da Ordem de Malta, bem como as quarto filarmónicas locais. Já quase no final da procissão, foi descerrada e abençoada a placa toponímica que baptiza uma artéria da cidade com o nome de “Rua Papa Francisco”, uma homenagem do Munícipio de Oliveira do Hospital, que prontamente colaborou na dinamização desta jornada histórica.

No termo destas cerimónias foi abençoada, no local mais alto de Oliveira do Hospital, uma Estátua de São João Paulo II, da autoria do escultor local Zeferino Monteiro, oferecida pelas Irmandades concelhias.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE