Cidade

53 propostas disputam Orçamento participativo de Coimbra!

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 02-05-2018

53 propostas à primeira edição do orçamento participativo do Município de Coimbra, que tem como tema a Dinamização do Centro Histórico, até ao prazo limite que terminou ontem.

PUBLICIDADE

Ao Coimbra Participa foram submetidas 25 propostas e à versão dedicada aos jovens – o Coimbra Jovem Participa – foram submetidas 28. Durante a próxima quinzena as propostas serão alvo de análise pela Comissão Técnica e o período de votação inicia-se a 1 de junho.

PUBLICIDADE

Está em curso a primeira edição do orçamento participativo promovido pela Câmara Municipal de Coimbra (CMC), iniciativa que é dotada de uma verba global de 150 mil euros. A fase de submissão de propostas terminou ontem, tendo sido contabilizadas 53 (25 ao Coimbra Participa e 28 ao Coimbra Jovem Participa).

Este projeto foi lançado com o objetivo “de promover uma participação informada, ativa e responsável dos cidadãos nos processos de governação local”, salientou o presidente da CMC, Manuel Machado, no dia do lançamento oficial da iniciativa, acrescentando agora “o quanto vale a pena investir em políticas para valorizar Coimbra e os conimbricenses”, bem patente pela adesão a esta iniciativa que é já um sucesso na sua primeira edição.

PUBLICIDADE

publicidade

Durante o período de submissão de propostas, que decorreu de 12 de março a 1 de maio, a CMC promoveu Encontros Participativos, em diversos locais da cidade, com o objetivo de dar a conhecer e esclarecer, com maior profundidade, o Coimbra Participa e o Coimbra Jovem Participa. Estes Encontros passaram pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra, espaço Cowork do Gabinete de Apoio ao Investidor da CMC, Mercado Municipal D. Pedro V, Conselho Municipal da Juventude, Instituto Pedro Nunes, e o mini auditório Salgado Zenha, no edifício da Associação Académica de Coimbra.

Depois das propostas analisadas, e de ultrapassado o período de reclamações (de 16 a 25 de maio), terá início a fase de votação dos projetos, que decorre durante o mês de junho. A votação é feita por voto eletrónico, na plataforma oficial, e o processo será validado pelo número do Cartão de Cidadão. A autarquia disponibilizará também outros pontos de acesso para votação, como, por exemplo, na Divisão de Atendimento e Apoio aos Órgãos Municipais da CMC, na Casa Municipal da Cultura e na Loja do Cidadão.

A votação termina a 30 de junho e em julho será feita a apresentação pública dos projetos vencedores.

No projeto pode participar qualquer cidadão que resida, estude ou trabalhe em Coimbra e tenha mais de 14 anos, sendo que o Coimbra Participa – com uma dotação de 100 mil euros – destina-se aos cidadãos com idade superior a 30 anos, enquanto o Coimbra Jovem Participa – com uma dotação de 50 mil euros – é destinado aos jovens com idades entre os 14 e os 30 anos.

Estas e outras informações sobre o Coimbra Participa e o Coimbra Jovem Participa podem ser consultadas na plataforma http://participa.cm-coimbra.pt/.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE