Coimbra

Dia do Enfermeiro de Saúde Materna assinalado na ESEnfC

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 05-05-2016

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) acolheu, a 5 de maio, o 2º Fórum do Dia do Enfermeiro de Saúde Materna, subordinado ao tema: “Mulheres e Recém-nascidos: no coração da obstetrícia”, organizado pela Rede ESMOG – Enfermagem de Saúde Materna, Obstétrica e Ginecológica.

PUBLICIDADE

ae644964-5873-43fa-bd04-a205ff8325cf

Este fórum pretendeu responder ao apelo lançado pela International Confederation of Midwives (Confederação Internacional de Parteiras), de divulgar a importância do enfermeiro de Saúde Materna e Obstétrica (ESMO) e o seu contributo para o desenvolvimento da saúde sexual e reprodutiva e dos objetivos do milénio.

PUBLICIDADE

publicidade

No 2º Fórum do Dia do Enfermeiro de Saúde Materna foram tratados os temas “O acesso das mulheres aos cuidados de saúde especializados”, “Investigação e cuidar em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia: que necessidades? Que desafios?”, “A ingestão hídrica durante o trabalho de parto”, “Intervenção não farmacológica na dor no pós-parto” e “Empowerment dos pais na amamentação”. .

O encontro organizado pela Rede ESMOG contou, ainda, com uma mostra de cuidados, que apresentou experiências de melhoria da qualidade de cuidados, projetos de formação, investigação e extensão à comunidade.

PUBLICIDADE

A Rede ESMOG é uma cooperação técnica, científica e humanística de enfermeiros ligados à prática clínica, à gestão, ensino, formação e investigação, visando potenciar sinergias no âmbito da saúde sexual, reprodutiva e neonatal. Resulta da colaboração interinstitucional entre ACES do Baixo Mondego, CHUC e ESEnfC.

A ESEnfC assinala, em 2016, os 135 anos de ensino de Enfermagem em Coimbra e em Portugal, além dos dez anos de fusão das duas instituições de ensino superior que lhe deram origem: as anteriores escolas Dr. Ângelo da Fonseca e de Bissaya Barreto.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE