Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Nova edição d’Os Lusíadas recupera a grafia das primeiras edições

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 28-03-2016

O Colégio das Artes da Universidade de Coimbra e a Editora Almedina juntam-se, na quinta-feira (31 de março) para o lançamento de uma edição de “Os Lusíadas”, sem inclusão de ilustrações, num “tratamento exclusivamente gráfico e tipográfico” que procura manter a grafia das primeiras edições.

PUBLICIDADE

lusiadas
A iniciativa decorre às 18:00, no Colégio das Artes, e a obra conta com a coordenação de António Olaio e Rita Marnoto, e com o design da FBA.

Para António Olaio dizer “a edição” e não “uma edição” é um lapso intencional. De facto, trata-se de “uma edição”, como será óbvio, mas “uma edição” que nasce de um jogo conceptual que procura uma relação com este livro como se de um ressurgimento se tratasse.

PUBLICIDADE

publicidade

Desde logo, a opção por fazer uma edição sem ilustrações sublinha o foco no próprio livro. A expectativa em relação a um lugar que trata sobretudo das práticas artísticas levaria a crer que seria na imagem que se apostaria ao editar um livro como “Os Lusíadas”. E de facto é da imagem, do poder metafórico da imagem que surge a ideia de editarmos “Os Lusíadas”. E encontrámos a melhor forma de o fazer na ausência de quaisquer ilustrações, acrescenta Olaio.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com