Desporto

AXTrail regressa este fim-de-semana a Miranda do Corvo

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 17-03-2016

O Município de Miranda do Corvo irá ser, pela segunda vez consecutiva, o anfitrião do AXTrail, um dos maiores eventos de trail e ultra trail a nível nacional, que decorre nos próximos dias 18, 19 e 20 de março.

PUBLICIDADE

UTAX / Trail Serra da Lousã 2013

Na sua 9ª edição, o AXTrail fixa novamente o ponto nevrálgico do evento no concelho, entre os 5 concelhos da Serra da Lousã nod quais a prova principal irá passar. Miranda do Corvo reforça a ideia de ser a “Capital do Trail Running” ao receber, num espaço de seis meses, três importantes provas da modalidade a nível nacional (AXTrail 2015 e 2016 e Trilhos dos Abutres).

PUBLICIDADE

Considerada uma das principais provas de montanha do calendário nacional, o AXTrail inclui quatros provas competitivas de trail running, uma caminha e duas provas de cariz social, o AXTrail Kids e o AXTrail Inclusão, consolidando a ideia de este ser um evento para todos, de atletas mais experientes, menos experientes, crianças e pessoas que têm mobilidade reduzida.

Com a prova a mover cada vez mais pessoas a cada edição, é esperado um fim-de-semana de festa onde irão marcar presença cerca de 1500 atletas, entre vários portugueses de referência na modalidade, como Ester Alves, Nuno Silva e Jêrome Rodrigues, que venceu a edição anterior do UTAX.

PUBLICIDADE

À semelhança da edição anterior, o evento tem início na sexta-feira (18) com a abertura das feiras de artesanato e produtos regionais, e de equipamento técnicos, pelas 18 horas.

As provas terão início na madrugada de sexta para sábado (19), pela 00h00, com a partida dos atletas do UTAX – Ultra Trail Aldeias do Xisto. Encarada como a prova rainha do evento, esta abrange um total de 110 km de distância com mais de 5300 metros de desnível acumulado, passando por 9 Aldeias do Xisto e pelos 5 concelhos da Serra da Lousã (Castanheira de Pêra, Góis, Lousã e Penela). A prova, inserida no Circuito Nacional de Trail Ultra Endurance, conta para a Taça de Portugal Trail Ultra Endurance, atribuindo este mesmo título ao vencedor, para além de ser qualificativa para o UTMB – Ultra-Trail du Mont-Blanc.

O TSL – Trail Serra da Lousã – partirá pelas 08h30 de sábado, numa prova com cerca de 50 km e 2300 metros de desnível acumulado. Esta prova conta para a Taça de Portugal de Ultra SkyMarathon, da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, integra ainda o Europeu EMM (EuropeanMountain Marathons e é qualificativa para o UTMB. O TX – Trail do Xisto – tem saída marcada para as 10h30, num percurso de 22 km e 1.100 metros de desnível positivo.

O domingo (20) está reservado para as provas AXTrail Kids, pelas 9h00, Mini Trail do Xisto, às 10h00, e a caminhada Caminho do Xisto e AXTrail Inclusão, com início simultâneo pelas 10h05. O evento finaliza-se com a entrega de prémios às 11 horas.

Coincidindo com a prova, a Associação de Trail Running de Portugal irá entregar os prémios do Campeonato Nacional de 2015 no dia 20 de março, numa cerimónia que decorrerá na Casa das Artes, pelas 11h30, após a entrega dos troféus UTAX e Taça de Portugal 2016.

O AXtrail 2016 é uma organização da Go Outdoor, com a colaboração dos Municípios envolvidos e do apoio do Turismo Centro de Portugal, das Aldeias do Xisto e das marcas Suunto, Salomoon, Prozis e Floema.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE