Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

500 crianças em palco na Mealhada com o Escolíadas Júnior

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 10-12-2018

Mais de 500 crianças subiram ao palco do Cineteatro Municipal Messias, na Mealhada, este fim-de-semana com o projeto Escolíadas Júnior.

PUBLICIDADE

Os seis espetáculos realizados foram o corolário do trabalho desenvolvido durante três meses pelos alunos do 1.º Ciclo do Agrupamento de Escolas da Mealhada, e dinamizado pela Associação Escolíadas, que incluiu expressão dramática, teatro e muita diversão.

PUBLICIDADE

publicidade

Uma viagem pelo espaço, com astronautas, extraterrestres e planetas desconhecidos, foi o ponto de partida dos espetáculos que decorreram este fim-de-semana no Cineteatro Municipal Messias, na Mealhada.

As 579 crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escola da Mealhada encarnaram as suas personagens com muito empenho e contaram a história do grupo de cientistas que, por não encontrar condições para continuar a viver no planeta Terra, parte numa exploração espacial em busca do planeta perfeito para morar.

PUBLICIDADE

Nesta viagem descobre que a chave para uma vida feliz e sustentável na terra é o equilíbrio, o respeito pelo próximo e o cuidar daquilo que é nosso. Uma reflexão sobre o planeta e sobre as relações humanas, que encantou as cerca de duas mil pessoas que assistiram aos seis espetáculos realizados nos dias 8 e 9 de dezembro.

Este foi o culminar do trabalho realizado pelos alunos, em conjunto com a Associação Escolíadas, ao longo dos três meses do primeiro período escolar, nesta que já é a quinta edição do projeto Escolíadas Júnior. As atividades decorrem no tempo letivo dedicado à Área de Expressões, contando com a participação do professor titular no desenrolar do projeto.

Ao longo do processo, as crianças dão os primeiros passos na Expressão Dramática e no Teatro, passando pela experiência do processo criativo até ao produto final: o tema escolhido é preparado e os trabalhos são realizados nas escolas, através de sessões de trabalho com os professores e os alunos, de ensaios e da construção de adereços e cenários, finalizando com as apresentações finais abertas à comunidade. Ao longo de todo o processo criativo, a Associação Escolíadas e profissionais das mais diversas áreas – como teatro, dança, música, animação socioeducativa – garantem o apoio e preparação das crianças. 

O projeto Escolíadas Júnior teve a sua primeira edição em 2014, no Agrupamento de Escolas da Mealhada, e tem vindo a crescer de forma sustentada.

Este ano letivo, depois de finalizado o trabalho com as crianças do Agrupamento de Escolas da Mealhada, o projeto vai desenvolverse nos agrupamentos de escolas de Esgueira (Aveiro) e Rainha Santa Isabel (Coimbra) durante o segundo período.

O projeto Escolíadas Júnior conta com o patrocínio da Fundação PT e é cofinanciado pelo programa Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (PO ISE), estabelecendo também parcerias com as autarquias envolvidas.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com