Coimbra

50 mil pombos voaram de Espanha para Portugal

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 06-05-2019
A Federação Portuguesa de Columbofilia (FPC) organizou este sábado, 4 de maio, a maior solta de pombos-correio da Europa e a prova de fundo de âmbito nacional.
 
 
50 mil pombos partiram, às 06:45, de Albuixech, em Valência del Cid (Espanha) e percorreram centenas de quilómetros até chegarem aos seus pombais em Portugal no âmbito da prova que conta para o Campeonato Nacional de Fundo.
 
O momento da solta, que pode ser visto aqui, foi, como é habitual, de grande espetacularidade e contou com céu limpo, vento fraco noroeste e uma excelente orientação dos pombos.
 
Segundo os resultados provisórios, o primeiro pombo chegou a Portugal pelas 14H29’07”, a Portalegre, sendo propriedade do columbófilo António Pinheiro. Percorreu 604 quilómetros, com uma média de 78km/hora.
 
A prova contou com a participação de 50.000 pombos-correio de competição, em representação de 14 associações distritais e 8.000 columbófilos.
 
Entre os participantes, estiveram pombos de José Peseiro, antigo treinador do Futebol Clube do Porto, Sporting Clube de Portugal e adjunto de Carlos Queiroz no Real Madrid. Competiram também pombos de Fernando Justino, atual treinador de guarda-redes da Seleção Nacional de Futebol onde é adjunto de Fernando Santos.
 
Segundo as classificações provisórias obtidas pela Federação Portuguesa de Columbofilia, Fernando Justino conseguiu o primeiro lugar do distrito de Lisboa. O pombo vencedor do treinador, que integra a Associação Distrital Columbófila de Lisboa, percorreu 765 km, com uma velocidade média de 75km/hora.
 
José Peseiro que, com o irmão, Carlos Peseiro, e José Manuel Carvalho, formam a equipa Sobrinca, que compete na Associação Columbófila do Distrito de Santarém, conquistou, segundo dados provisórios, o quinto lugar distrital. O pombo vencedor percorreu 712km, numa média de 75Km/hora.
 
“Retomámos esta maravilhosa atividade há três anos, depois de um interregno, felizmente estamos a ter algum sucesso e resultados que nos satisfazem”, disse José Peseiro, após conhecer a classificação. “É bom para mim, e para os meus sócios, ter o retorno. Ter estes resultados é uma satisfação”, reforçou.
 
“A minha atividade principal é o futebol, a columbofilia é um hobby que me dá muito prazer. Não estando a trabalhar tenho mais disponibilidade, gostaria de não ter essa disponibilidade e estar a fazer o que mais gosto. Quando estou sem atividade, poucas coisas troco por uma chegada de pombos e, no caso, esta que é única prova que existe a nível nacional em toda a temporada”, revelou Peseiro.
 

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE