Saúde

5 remédios caseiros parar curar a gripe

Notícias de Coimbra | 24 minutos atrás em 07-11-2025

A gripe é uma doença viral comum que causa sintomas como febre, dor de garganta, tosse e congestão nasal, e, embora a vacinação seja a forma mais eficaz de prevenção, existem remédios caseiros que podem ajudar a aliviar os sintomas e acelerar a recuperação.

PUBLICIDADE

publicidade

O chá de gengibre com limão, por exemplo, é uma excelente opção, pois o gengibre possui propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas, enquanto o limão, rico em vitamina C, auxilia na recuperação.

PUBLICIDADE

Para preparar, basta ferver 2 cm de gengibre fresco em 200 ml de água por 10 a 15 minutos, coar e adicionar gotas de suco de limão, consumindo até 3 xícaras ao dia. Esse chá, no entanto, não é recomendado para crianças menores de 6 anos, grávidas ou pessoas com problemas de saúde específicos, como doenças cardíacas.

Outra opção é o suco de laranja com limão e própolis, que combina as propriedades antioxidantes da vitamina C com o poder antimicrobiano do própolis. Para prepará-lo, basta espremer 2 laranjas e 1 limão, adicionar uma colher de mel e 2 gotas de própolis, misturando bem e bebendo imediatamente. Esse suco, porém, deve ser evitado por pessoas com alergia ao própolis ou produtos de abelha.

O chá de alho com limão é outra alternativa indica o site Tua Saúde. Este é ótimo para combater o vírus da gripe e aliviar sintomas como a dor de cabeça e o nariz entupido. Para prepará-lo, ferva um dente de alho picado ou amassado em 200 ml de água, coe e adicione o suco de limão, bebendo em seguida. Este chá, no entanto, não deve ser consumido por pessoas com gastrite ou úlceras gástricas.

O chá de guaco com mel também é uma excelente opção, especialmente para aliviar tosse e catarro, pois o guaco possui propriedades expectorantes e broncodilatadoras. Para prepará-lo, coloque 3g de folhas de guaco secas em 150 ml de água fervente, deixe repousar por 5 a 10 minutos, coe e adicione uma colher de mel. Esse chá é indicado apenas para pessoas acima de 3 anos e deve ser evitado por mulheres grávidas ou pessoas com doenças hepáticas.

Por fim, o chá de cúrcuma, com sua potente ação anti-inflamatória, é uma ótima alternativa para quem está sofrendo com dor de garganta e inflamação nas vias respiratórias. Para prepará-lo, basta adicionar uma colher de cúrcuma em pó a 150 ml de água fervente, deixar repousar por 10 a 15 minutos e beber até 3 xícaras ao dia. No entanto, esse chá deve ser evitado por pessoas com úlceras gástricas ou que utilizam medicamentos anticoagulantes.

Embora esses remédios caseiros ajudem a aliviar os sintomas da gripe, é essencial lembrar que a melhor forma de prevenção continua sendo a vacinação.

A ULS de Coimbra tem vacinado pessoas nos centros de saúde e farmácias comunitárias, oferecendo a vacina gratuita para os grupos de risco. A vacina contra a COVID-19 também está sendo administrada juntamente com a da gripe, proporcionando uma proteção dupla. No entanto, caso os sintomas piorem ou durem mais de alguns dias, é fundamental procurar orientação médica.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE