Coimbra

5 espetáculos gratuitos promovem música em Coimbra!

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 26-02-2019

Cinco dos oito espetáculos que integram o IV Ciclo de Concertos de Coimbra (CCC), de 15 a 17 de março, têm entrada livre, para promover o gosto pela música na cidade, anunciou hoje a organização.

PUBLICIDADE

“Oferecemos cinco concertos à cidade, para assim também contribuirmos para o bem comum”, disse hoje o diretor artístico do festival, Tiago Nunes, na apresentação do programa.

Esta edição do CCC, subordinada ao lema “A cidade mágica” e organizada pela associação Cultur X, começa no dia 15, às 21:30, com um concerto pelo pianista Adriano Jordão, que assinala 50 anos de carreira.

PUBLICIDADE

O espetáculo de abertura realiza-se no auditório principal do Conservatório de Música de Coimbra.

Adriano Jordão, também presente na conferência de imprensa, na Quinta das Lágrimas, recordou ter assinado o seu primeiro contrato como artista em 09 de abril de 1969.

PUBLICIDADE

publicidade

O pianista realçou que tem afinidades familiares com a região, de onde eram naturais alguns dos antepassados próximos, e afirmou-se “muito sensibilizado” por abrir o festival, com um concerto que inclui obras que têm “uma ligação muito grande” a Coimbra.

Ao adotar como lema “A cidade mágica”, a organização pretende “de algum modo reabilitar através da música uma certa atmosfera mítica que sobreleva, quer da carismática e vetusta cidade universitária, quer da romântica cidade dos estudantes, do Mondego e dos amores de Pedro e Inês”, segundo um documento de promoção da iniciativa.

O Ciclo de Concertos projeta Coimbra, incentiva a criação de públicos para diferentes áreas da música e “precisa de ser apoiado” pelas entidades públicas e privadas, disse Tiago Nunes aos jornalistas.

Nas três primeiras edições, em geral os concertos “estiveram sempre esgotados”, sublinhou.

Desta vez, o CCC proporciona “uma programação plural, contando com oito concertos” em diferentes espaços da cidade, salientou o diretor artístico.

O programa inclui uma homenagem a Amália Rodrigues para assinalar os 20 anos da morte da fadista, com a participação do Alma de Coimbra, coro e grupo de fados, com direção do maestro Augusto Mesquita, no dia 16, também às 21:30 e no Conservatório de Música.

Para o jovem pianista Tiago Nunes, de 24 anos, “a desculpa de que a cultura é cara não será motivo para o público de Coimbra não participar neste ciclo repleto de magia”.

O Conservatório de Música acolhe ainda o concerto de encerramento, no dia 17, às 18:30, pelo pianista António Victorino de Almeida.

Um concerto de piano a quatro mãos é apresentado por Tiago Nunes e Maja Stojanovska, no hotel Quinta das Lágrimas, no dia 16, às 16:00, a que segue às 18:00, no Conservatório, a atuação da Orquestra de Sopros de Coimbra, intitulada “Revisitar Gershwin”.

No último dia, às 11:00, haverá música de câmara no Conservatório de Coimbra, por grupos desta instituição.

Na tarde do dia 17, o programa inclui também uma sessão de piano por Inês Filipe, às 15:00, no Museu Machado de Castro, e um concerto de órgão na Igreja de Santa Cruz, às 17:00, por Paulo Bernardino.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE