Extra

5 Erros comuns ao escrever um CV  – Como evitá-los

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 02-05-2021

Com o grande número de desempregados no Brasil, as vagas de emprego se tornam cada dia mais concorridas e, com isso, a exigência dos contratantes também aumenta.

PUBLICIDADE

Um bom currículo é essencial para quem está em busca de um emprego. Porém, existem alguns erros cometidos na hora de escrever um CV que podem acabar te eliminando logo de cara. Então vale a pena tomar atenção e buscar sempre evitar essas gafes. Confira logo abaixo os 5 principais erros que você deve passar longe:

1-    Falta de telefone para contato

Se você está procurando emprego e entrega o seu currículo sem o telefone de contato se torna impossível você ser contratado, mesmo que o recrutador goste de você e te ache o candidato perfeito para a vaga que ele procura preencher. Sem o contato ele não consegue te achar de forma alguma. Então lembre-se sempre de colocar o seu telefone de contato e ainda um ou mais números para recado, com o nome do responsável de cada número. Assim, caso ele não consiga falar com você pode deixar recado com alguém próximo a você.

PUBLICIDADE

2-    Falta de informações sobre o período de trabalho em empresas anteriores

Outro erro cometido muitas vezes pelos candidatos é se esquecer de colocar o tempo em que trabalhou nos cargos anteriores. Você deve, claro, colocar o nome da empresa, as funções que você desempenhava na mesma, mas nunca deve esquecer de acrescentar o mês e ano em que entrou e que saiu da companhia. Se possível descreva sucintamente as funções que desempenhava, pois isso ajuda o recrutador a te conhecer melhor.

3-    Perder o foco

É importante que o seu currículo seja sempre adaptado à vaga na qual você está aplicando. Se você busca emprego na área de analista de marketing, por exemplo, não faz sentido você incluir o curso de cabeleireira. Foque sempre em colocar experiências, formações, cursos e afins relacionados à área na qual busca a vaga. Tente não perder o foco e colocar informações desnecessárias no seu CV.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

4-    Colocar todas as experiências profissionais

Lembre-se sempre que alguém vai ler o seu currículo e se você cansar essa pessoa ela vai simplesmente jogar o seu arquivo no lixo. Então tenha muito cuidado para que o seu CV não seja extenso e cansativo. Você não precisa adicionar todas as suas experiências profissionais, foque nas três últimas e insira todas com o nome da empresa, o cargo exercido, o período e as suas funções. Caso queira colocar alguma experiência antiga que considere relevante, você pode adicioná-la na área de “informações adicionais” ou em “outras informações”, por exemplo.

5-    Não inserir o endereço

Você não precisa colocar o seu endereço completo no currículo, é até dispensável a informação completa. No entanto, você nunca pode se esquecer de mencionar o bairro e a cidade onde reside. Isso porque os recrutadores precisam ver se há possibilidade de deslocamento do seu bairro/cidade até o trabalho ou, em outros casos, ver se há necessidade de o candidato se mudar, já que em alguns casos as pessoas podem aplicar a empregos em outras cidades.

Esses são alguns dos erros mais cometidos na hora de escrever o CV, então fique atento a todos eles e evite cometê-los. Assim, você aumenta consideravelmente as suas chances de conseguir o tão desejado emprego.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE