Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Vamos

5 dias de Festas de S. Miguel em Penela com música, expositores, tasquinhas e produtos endógenos 

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 23-09-2022

As Festas de S. Miguel vão realizar-se de 28 de setembro a 02 de outubro, numa organização da Câmara Municipal de Penela. São cinco dias de festa, que têm uma programação diversificada, para todos os gostos e públicos. Música, expositores, tasquinhas, produtos endógenos, oferta cultural e desportiva, fogo de artifício e muita animação para celebrar as tradições de Penela, que inclui a Feira Anual de S. Miguel, a Feira das Nozes e a Feira Agrícola e Industrial de Penela (FAGRIP).

PUBLICIDADE

As Festas de S. Miguel estão de regresso a Penela, no distrito de Coimbra. Depois de dois anos em que o formato foi adaptado às condicionantes da pandemia da Covid-19, a CM Penela reforça a aposta no certame, designadamente através de uma oferta musical com artistas nacionais de renome.

Fernando Daniel (dia 30), Tony Carreira (dia 1) e Augusto Canário (dia 2) são os destaques de um programa variado, para todos os gostos e públicos, com o objetivo de “retomar os momentos de convívio e de confraternização, que permita que as pessoas recuperem as suas relações sociais, após dois anos em que a pandemia não permitiu que isso acontecesse. Agora, queremos recuperar as Festas de S. Miguel como o grande momento de reencontro da família penelense”, salienta o presidente da CM Penela, Eduardo Nogueira dos Santos.

PUBLICIDADE

publicidade

O autarca destaca ainda que a escolha de conhecidos artistas nacionais é, também, “uma aposta na projeção do Município de Penela na região das Beiras. Queremos que o S. Miguel reentre no calendário dos grandes eventos e festas da região”. “Trazer artistas como o Tony Carreira, o Fernando Daniel e o Augusto Canário, para além de proporcionarem espetáculos de enorme qualidade e de os penelenses também terem direito a usufruir disso, cria atratividade, apoia a economia local e permite afirmar o nome e as tradições de Penela na região e no país”, acrescentou.Eduardo Nogueira dos Santos concluiu que a estratégia da CM Penela passa por “retomar o apoio ao turismo, valorizar os recursos naturais, gastronómicos e culturais da região, assim como estimular a sua preservação e promover a imagem e a marca de produtos locais e de todo potencial turístico do concelho”.

A programação das Festas de S. Miguel inclui a FAGRIP e a tradicional Feira das Nozes, com expositores, tasquinhas, música, produtos endógenos e uma programação cultural e desportiva repleta de animação.

PUBLICIDADE

Na sexta-feira, dia 30 de setembro, pelas 23h00, Penela recebe um dos artistas pop nacionais mais relevantes da atualidade, Fernando Daniel, no palco que será instalado no Parque das Águas Romanas. Desde 2018, quando editou “Salto”, o seu álbum de estreia, que o público e diversos prémios têm distinguido Fernando Daniel. Essa tour contou com mais de 150 concertos, os quais foram assistidos por multidões de fãs que puderam testemunhar todo o poder vocal do artista e a energia contagiante que toda a banda põe em palco.

No dia 1 de outubro, sábado, pelas 22h00, sobe ao palco Tony Carreira, um dos mais conceituados artistas nacionais, que já leva 34 anos de atividade musical. Um cantor que tem dezenas de discos de platina, que já encheu vários coliseus e as maiores salas de espetáculos a nível nacional e internacional, que promete trazer milhares de pessoas à vila de Penela.

Já no dia 2 domingo, pelas 18h30, o encerramento musical estará a cargo de Augusto Canário e amigos, que prometem animar a vila.

Mas a programação inicia-se logo no dia 28 de setembro, quarta-feira, com a atuação do grupo SÓRITMO, na Praça da República, pelas 21h30. À meia-noite, na entrada do Dia do Município de Penela, há fogo de artifício lançado a partir do Castelo, que se repetirá no encerramento das celebrações, no dia 2 de outubro, pelas 22h00.

Já no dia 29 de setembro, celebra-se o Feriado Municipal, com a sessão solene a ocorrer no Salão Nobre Eng. Coelho e Silva, nos Paços do Concelho, pelas 11h00. As tasquinhas são abertas para o almoço e a FAGRIP é inaugurada pelas 15h00. Já pelas 21h30, o pavilhão multiusos vai receber o ballet Alice.

Ao longo dos cinco dias de certame, os visitantes podem ficar a conhecer os recursos naturais, culturais e económicos desta região, como também vão poder desfrutar dos sabores do azeite de Sicó, do vinho Terras de Sicó, do queijo DOP Rabaçal, do mel DOP Serra da Lousã, do chícharo e, claro, das tradicionais cebolas e nozes.

É precisamente com a centenária Feira das Nozes que as celebrações culminam, no domingo. A partir das 06h00, será comercializado este produto endógeno. A Feira das Nozes foi criada por D. Duarte no ano de 1434 e depressa se tornou numa feira de referência no território e foi ganhando espaço em atividades económicas. Já a FAGRIP teve a sua primeira edição em 1993.

PROGRAMAÇÃO

 

DIA 28 – QUARTA-FEIRA

21H30 – Baile, SÓRITMO, Praça República

00H00 – Fogo de artifício, Castelo de Penela

 

DIA 29 – QUINTA-FEIRA – DIA DO MUNICÍPIO – FERIADO MUNICIPAL

09H00 – Arruada de Gaiteiros

10H00 – Missa Solene em Honra de São Miguel, Igreja Matriz Sta. Eufémia

11h00 – Sessão Solene do Dia do Município, Salão Nobre Eng. Coelho e Silva

12h30 – Abertura das Tasquinhas

15H00 – Inauguração da FAGRIP

15H30 – Animação infantil, Parque de Águas Romanas

17H30 – Magia infantil, Parque de Águas Romanas

21H30 – Ballet Alice, Pavilhão Multiusos

AFTER HOURS – Tenda: – DJs, Local Heroes, Parque de Águas Romanas

 

DIA 30 – SEXTA-FEIRA

10H00 – Jornadas Europeias do Património

19h00 – Reabertura da FAGRIP

19H30 – Reabertura das Tasquinhas 

21h30 – Desfile de Moda Penela Fashion 2022, Pavilhão Multiusos

23H00 – Concerto «FERNANDO DANIEL»

AFTER HOURS – Tenda: – DJs, Super UH! Bailão; Kid Loco & Los Mysterios, Parque de Águas Romanas

 

DIA 1 – SÁBADO

12h30 – Reabertura das Tasquinhas

14h00 – Torneio de Futebol de Veteranos, Complexo Desportivo S. Jorge (Clube Desportivo e Recreativo Penelense; Clube Atlético Mirandense, Gil Vicente Futebol Clube e Grupo Desportivo de Chaves)

15H00 – Reabertura da FAGRIP

15H30 – Animação Infantil, Parque de Águas Romanas

16H00 – Concerto da Sociedade Filarmónica Penelense

22H00 – Concerto «TONY CARREIRA»

23H30 – Baile – «Trap-Zap», Pavilhão Multiusos

00H00 – RAID NOTURNO TT S. MIGUEL 2022, Rossio

AFTER HOURS – Tenda: – DJs, The Fucking Bastards, Luís da Silva, Parque de Águas Romanas

 

DIA – 2 DOMINGO (FEIRA DAS NOZES)

06H00 – Início da centenária “Feira das Nozes”

08H00 – Arruada de Gaiteiros

09H00 – Reabertura da FAGRIP

15H30 – Festival de Folclore, Pavilhão Multiusos

17H00 – Futebol – Divisão de Honra, Complexo Desportivo S. Jorge (Clube Desportivo e Recreativo Penelense – Grupo Desportivo Sourense)

18H30 – Concerto «AUGUSTO CANÁRIO»

22H00 – Fogo de artifício, Castelo de Penela

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com