Coimbra

5.ª Punkada inspiram livro de Valter Vinagre e filme selecionado para o WOMEX

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 07-09-2022

A banda 5.ª Punkada inspira um novo livro do fotógrafo Valter Vinagre e também um documentário realizado por Telmo Soares, que foi hoje selecionado para exibição no WOMEX, anunciou a produtora Omnichord. 

PUBLICIDADE

O projeto musical fundado no seio da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) realizou este ano uma digressão que levou os 5.ª Punkada a Coimbra, Aveiro, Guarda, Beja e Tondela, atuações acompanhadas por Valter Vinagre, cujo registo fotográfico dá origem a “A noite magoa”, edição da Omnichord que conta com texto de Luís Pedro Cabral.

O fotógrafo, que esteve no ‘backstage’, nas viagem, nas montagens e desmontagens, comungando da preparação, concentração e da ansiedade pré-concerto, e também da descontração, contou à agência Lusa que a experiência com a banda de Coimbra “foi extraordinária do ponto de vista humano”.

PUBLICIDADE

“Não me considero uma pessoa preconceituosa nem tenho nenhum ‘macaquinho’ na cabeça em relação a estas temáticas [da deficiência]. Mas foi uma grande surpresa constatar que, de facto, não é a diferença que promove piores ou melhores resultados. Quando se quer e se acredita, é-se capaz de fazer coisas. Eles mostraram-me que são artistas de corpo inteiro!”, afirmou.

Através das imagens, Valter Vinagre tentou responder a duas questões:

PUBLICIDADE

publicidade

“Uma é se são punks ou não – e do ponto de vista musical são! Outra, era se haveria algumas dúvidas relativamente às suas capacidades – e na resistência e querer, são artistas de pleno direito”.

Espetador privilegiado da digressão dos 5.ª Punkada, o fotógrafo nunca encontrou do outro lado, o da plateia, “alguma frieza por se estar a ver gente em cadeira de rodas ou com limitações de atenção a fazer música”.

“Pelo contrário, foram grandes momentos de punk-rock mesmo. E é claro que fiquei fã”, sublinha.

Valter Vinagre garante que “ninguém fica indiferente ao ver os 5.ª Punkada” ao vivo, “mas não por piedade ou algo assim: é que se nos abstrairmos do ponto de vista visual, o que temos é uma banda como qualquer outra, que se entrega totalmente”.

Com “A noite magoa”, título de umas das músicas da banda, a intenção foi “devolver-lhes essa maneira de estar e de ser, e mostrar que são pessoas iguais às outras, com uma limitação que não os impede de criar. A sua resistência é uma forma de dizer ‘não olhem para nós de uma maneira diferente’”, sublinha.

Entretanto, a banda que junta Fausto Sousa (voz), Fátima Pinho (teclados), Jorge Malheiro (guitarra e voz), Miguel Duarte (baterista) e Paulo Jacob (guitarra e voz) soube hoje que estará na secção documental da feira e festival de promoção musical WOMEX, que acontece em outubro em Lisboa.

“Somos Punks ou não?”, documentário sobre os 5.ª Punkada realizado por Telmo Soares, foi anunciado entre a seleção de filmes a exibir durante o festival.

O realizador, que é também músico, registou todo o processo de gravação do disco “Somos Punks ou não?”, acompanhou ensaios e a digressão em que participaram Vítor Torpedo, Surma e Rui Gaspar – tal como Telmo Soares, músico de outra banda, os First Breath After Coma.

O resultado é um filme que “não é sobre musicoterapia, não é sobre inclusão social, é sobre participação real, é sobre amor pela música, força de vontade e uma banda de verdade que precisa trabalhar mais para superar todas as barreiras que eles enfrentam”, descreve a produtora Omnichord.

A par de “Somos Punks ou não?”, foram também selecionados outros dois filmes portugueses para o WOMEX: “Batida Apresenta: The Almost Perfect DJ”, de Pedro Coquenão, e “SOA”, de Raquel Castro.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE