Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Viagem de autocarro para defender a Linha de Comboios da Beira Alta

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 15-02-2016

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra  (CIM RC) convidou a comunicação social para uma “Ação pública de divulgação da posição da CIM RC sobre a requalificação da ferrovia na região centro/Linha da Beira Alta”.

PUBLICIDADE

mortágua

O Programa previa a “Concentração na Estação de Coimbra-B”,  Partida no Intercidades – Comboio 511 , Chegada a Mortágua (coffee break), Conferência de Imprensa e Regresso a Coimbra – viagem de autocarro entre a Estação de Mortágua e a Estação de Coimbra-B “.

PUBLICIDADE

publicidade

No entanto, como a partida do Intercidades estaria atrasada, os senhores autarcas optaram por fazer a viagem a bordo de um autocarro da TRANSDEV, o que acabou por tirar todo o interesse ao evento mediatizado por meia dúzia de órgãos de comunicação social, que no fundo foram a Mortágua participar numa conferência de imprensa que podia ter decorrido em Coimbra.

No encontro com jornalistas na Estação da CP de Mortágua, João Ataíde, Presidente da CIM RC, voltou a reafirmar que uma parte do Centro não quer ver passar os Comboios numa eventual linha Aveiro- Vilar Formoso, repetindo que preferem a requalificação da actual Linha da Beira Alta.

João Ataíde garante que a requalificação fica mais em conta, num valor estimado em 900  milhões de euros, do que a nova linha, que pode custar uns 2,5 mil milhões de euros, que, pelas contas do seu rosário, dá um terço.

PUBLICIDADE

O Orçamento do Estado para 2016 terá uma verba de 690 milhões para a requalificação desta Linha da Beira Alta e da ligação Guarda-Covilhã, mas também diz que será “acelerado e dinamizado o desenvolvimento dos corredores ferroviários Sines-Évora-Caia e Leixões/Aveiro-Vilar Formoso, inseridos na rede ferroviária transeuropeia, maximizando a respetiva comparticipação comunitária”.

No Facebook de Notícias de Coimbra pode ver a comunicação do líder da CIM RC e as fotografias de quem viajou para lá e não veio para cá, pois todos os autarcas optaram por fazer deslocar viaturas para os levar de volta aos seus destinos.

Clique aqui

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com