Educação

47% dos alunos portugueses vão de carro com a família para a escola

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 17-09-2019

 

PUBLICIDADE

No ano em que a Semana Europeia da Mobilidade tem como tema “Caminhar e Pedalar em Segurança”, o Observador Cetelem Regresso às Aulas conclui que 34% dos alunos portugueses vão a pé para a instituição de ensino.

PUBLICIDADE

Transportes públicos ganham maior relevância à medida que alunos avançam no ano de ensino. Contudo, a opção mais vezes utilizada continua a ser o carro (47%).

Este é o momento de regressar às rotinas e à escola. E quando questionados pelo Observador Cetelem Regresso às Aulas 2019 sobre várias formas de transporte utilizadas para estas deslocações, 47% dos encarregados dizem que os estudantes a seu cargo vão de carro com a família, e 34% deslocam-se a pé. De seguida, os transportes públicos parecem ser uma escolha para 27% dos inquiridos, logo a seguir de transportes contratados (5%) e scooters/motas (1%). Cada encarregado inquirido pode selecionar mais do que uma resposta de entre as apresentadas.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

Os dados permitem observar que há mais estudantes que se deslocam de carro com a família entre os que estão no ensino pré-escolar e no 1º Ciclo (68% e 62%, respetivamente).

No 2º Ciclo, a deslocação a pé assume maior relevância (44%), seguidos dos que vão de carro com a família (42%). No 3º ciclo, há uma maior repartição entre estudantes que vão de carro (38%), de transportes públicos (36%) e a pé (34%), enquanto no ensino secundário os transportes públicos são os mais utilizados para a deslocação (45%), seguidos das caminhadas (38%).

Para os alunos do ensino público, a deslocação de carro com a família é relevante (43%), mas representa praticamente metade dos que frequentam o ensino privado (84%). Entre alunos do ensino público destacam-se igualmente a deslocação a pé (36%) e a utilização de transportes públicos (28%) – opções que registam apenas 10% entre encarregados de educação dos alunos do ensino privado.

Numa análise geográfica, é possível verificar que o automóvel é o tipo de transporte mais utilizado em todo o país, destacando a Grande Lisboa e o Grande Porto (com 53% cada), e a zona Centro (48%), onde se regista a maior diferença face à segunda opção, caminhar (21%). No Norte há um maior equilíbrio entre opções, com 38% de preferências pelo carro, 35% transportes públicos e 34% pela ida a pé. A Sul do país a ida de carro (47%) e as caminhadas (44%) são as principais opções.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE