Cidade

Estrela da Matemática encanta no TAGV

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 11-11-2015

Mais de 500 pessoas participaram na  conferência que o matemático Cédric Villani  proferiu hoje, 11 de novembro, no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV).

PUBLICIDADE

Carlos Fiolhais, Nuno Garoupa e Cédric Villani chegam ao TAGV

Carlos Fiolhais, Nuno Garoupa e Cédric Villani chegam ao TAGV

Este famoso matemático Cédric Villani  – Medalha Fields de 2010 – esteve em  Coimbra a convite da Fundação Francisco Manuel dos Santos,  no âmbito do seu ‘Mês da Ciência’, que decorrerá ao longo de Novembro em vários pontos do país.

A plateia, maioritariamente jovem, estava visivelmente encantada com Cédric Villani, que durante uma hora falou sobre “Arte e Matemática”, a relação entre a lógica matemática e a intuição, o génio criativo e a beleza, explorando os caminhos entre os universos da matemática, da arte e da poesia.

Seguiu- se uma palestra de Jorge Buescu – professor, cientista e tradutor do livro de Villani, “Teorema Vivo”, acabado de publicar em Portugal – subordinada ao tema ‘A utilidade do conhecimento inútil’. A

PUBLICIDADE

A conferência contou ainda com a participação de Paula Serra de Oliveira, Professora  do Departamento de Matemática da FCTUC.

O encerramento e a moderação do debate estiveram a cargo do inigualável Carlos Fiolhais, professor da Universidade de Coimbra e coordenador da área do Conhecimento da Fundação Francisco Manuel dos Santos.

PUBLICIDADE

publicidade

Nuno Garoupa, Presidente da Fundação Francisco Manuel dos Santos, também se deslocou a Coimbra para dar as boas vindas a todos os que quiseram estar na concorrida iniciativa.

Veja imagens no Facebook de Notícias de Coimbra.Clique aqui

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE