Portugal

45% dos portugueses consideram que os SUV são mais poluentes que outros veículos

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 23-02-2022

Segundo o novo estudo do Observador Cetelem Automóvel 2022, que este ano tem como tema principal os SUV, no geral, este tipo de veículos ainda são alvo de algum criticismo, nomeadamente, devido às questões ambientais. Por exemplo, em Portugal, 45% dos inquiridos consideram que os SUV são mais poluentes que os outros veículos existentes no mercado: 27% dos não proprietários e 18% dos proprietários.

PUBLICIDADE

A nível global, 59% dos 11 000 inquiridos em 17 países também concordam com esta afirmação (36% não proprietários vs. 23% proprietários). Os não proprietários alemães (61%), britânicos (55%), holandeses (48%) e franceses (47%) são os que têm esta opinião mais vincada, sendo apenas 27% entre os não proprietários portugueses. Já entre os que são donos de um SUV, concordam 31% holandeses e 31% sul-africanos. Os portugueses encontram-se próximos do meio da tabela (27%). Os proprietários turcos e mexicanos são os que menos concordam que os SUV são mais poluentes que outros veículos (11% e 13%).

A questão ambiental é, assim, ponto de discórdia entre os prós e contras dos SUV, mas esta questão não constitui a única crítica a estes automóveis. A dimensão dos SUV é outra das críticas por causarem frequentemente problemas nas cidades, uma vez que são considerados veículos muito grandes para as vias de circulação e os parques de estacionamento.

PUBLICIDADE

publicidade

2 em cada 3 dos não proprietários de SUV consideram que estas e outras críticas são justificadas. Em Portugal, 60% concordam, ainda assim em proporção inferior aos britânicos e aos alemães (84% e 80%). Já entre os que são proprietários, apenas 1 em cada 2 inquiridos a nível global considera as críticas justificadas, sendo 48% entre os inquiridos portugueses. Os norte-americanos, franceses e espanhóis são os que menos têm esta opinião (41%, 42% e 43%).

Mas as críticas não terminam por aqui. Os não proprietários também são críticos quanto às razões que levam outros automobilistas a adquirirem um SUV. Segundo eles, a principal razão para esta compra é a vontade de seguir uma moda (43%). Em Portugal, França e Alemanha este critério reúne metade das opiniões. Nos Estados Unidos da América apenas um quarto dos inquiridos pensa assim.

PUBLICIDADE

Além do fator moda, 34% dos inquiridos não proprietários, referem que os automobilistas que adquirem um SUV querem ser notados. Uma opinião defendida por mais de metade dos polacos e dos turcos. No entanto, entre as críticas, os não proprietários salientam que muitos também os adquirem pelo carácter prático dos SUV e o facto de serem ideais para as necessidades familiares (37%).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE