Em Portugal, há muitas ideias que se passam de geração em geração, mas será que todas são verdadeiras? Algumas dessas crenças, por mais populares que sejam, não são cientificamente comprovadas.
Aqui estão quatro mitos comuns nos quais pode parar de acreditar agora mesmo.
1. Se apanhar a comida que deixou cair ao chão em cinco segundos, é seguro comê-la
Definitivamente não. “A regra dos cinco segundos não é nada real”, diz o professor Donald Schaffner. A sua pesquisa mostra que leva menos de um segundo para as bactérias se transferirem para alimentos caídos.
PUBLICIDADE
2. O açúcar deixa as crianças hiperativas
São vários os estudos que dizem o contrário. Aquela fatia de bolo de aniversário provavelmente não é o motivo pelo qual o seu filho está a subir pelas paredes. É mais provável que seja a empolgação de uma festa ou a expectativa de um doce que causa a alta energia, explica a revista Women’s Health.
3. Após fazer a depilação, os pelos crescem mais grossos e mais escuros
Não é verdade. Depilar-se não vai alterar a cor, a espessura ou o número de folículos capilares.
Então, por que razão os pelos recém-raspados parecem ásperos? É porque os pelos são naturalmente mais finos nas pontas. O ato de depilar remove essas pontas e expõe a base mais grossa e sem corte, que pode parecer mais áspera ao toque.
4. Não é seguro nadar logo depois de comer
O mito baseia-se na ideia ultrapassada de que a digestão desvia o sangue dos músculos, supostamente causando cãibras e aumentando o risco de afogamento. A verdade é que pode ser desconfortável mas não é perigoso.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE