Primeira Página

4 Maravilhas da Mesa da Mealhada ou da Bairrada?

Susana Brás | 2 meses atrás em 07-03-2024

O projeto 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada “tem tudo para ser as 4 Maravilhas da Bairrada, da Região da Bairrada”, disse, esta quarta-feira, 6 de março, o vogal da Turismo Centro de Portugal, no primeiro jantar gastronómico dedicado à temática, que decorreu na Burguezia do Leitão.

PUBLICIDADE

Jorge Sampaio deixou o desejo que “a breve prazo se possa extrapolar as  fronteiras da Mealhada e ir para a Região da Bairrada, porque este projeto merece ter o selo das 4 Maravilhas da Bairrada”.

O também vice-presidente da câmara de Anadia realçou que “para transformar um território em destino turístico é preciso ter produtos turísticos que marquem a diferença, que tenham qualidade e estes quatro [Água, Pão,Vinho e Leitão] são identitários deste território”.

PUBLICIDADE

Jorge Sampaio lembrou que “é necessário trabalhar em rede e este projeto é exemplo disso”.

Esta iniciativa que decorreu na Burguezia do Leitão pretende ser o primeiro evento de um roteiro pelos restaurantes que sejam associados e se identifiquem neste conceito, e tenham também disponibilidade e condições para o acolher, numa lógica de os respetivos agentes económicos se conhecerem e se darem a conhecer.

PUBLICIDADE

publicidade

Veja o vídeo com Jorge Sampaio, vogal da Turismo Centro de Portugal:

A marca:  “4 Maravilhas da Mesa da Mealhada” foi criada pela Câmara Municipal em 2007, dando corpo a um projeto que tem como objetivos a valorização e promoção dos quatro ícones gastronómicos do concelho. São eles a água do Luso, o pão de quatro bicos cozido em forno a lenha, o vinho dos produtores do concelho e o leitão da Bairrada.

A Bairrada compreende integralmente os concelhos de Anadia, Mealhada, Oliveira do Bairro, a maioria do concelho de Cantanhede, Águeda (parte meridional deste município), bem como algumas freguesias dos concelhos de Vagos, de Coimbra e ainda a freguesia de Nariz, já no município de Aveiro.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE