Saúde

4 conselhos essenciais que as mulheres devem ter em conta sobre saúde íntima e sexual

Notícias de Coimbra | 12 meses atrás em 26-05-2023

 Assinala-se, no dia 28 de maio, o Dia Internacional da Saúde Feminina, uma data em que importa relembrar a importância de todas as mulheres cuidarem da sua saúde íntima e sexual. Para tal, a Bayer considera que é fundamental proporcionar acesso aos melhores cuidados de saúde, para que a mulher possa tratar e prevenir doenças e evitar gravidezes indesejadas.

PUBLICIDADE

Um terço dos problemas de saúde das mulheres entre os 15 e os 44 anos1 ocorre devido a questões de saúde sexual e reprodutiva que podiam ser evitadas. Com um compromisso de mais de 80 anos de investigação na área de saúde da mulher, a Bayer reuniu quatro conselhos que deve seguir para cuidar melhor de si:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

Conhecimento e aconselhamento sobre a contraceção – Os métodos contracetivos trouxeram maior liberdade sexual e empoderamento às mulheres, permitindo-lhes planear a gravidez de acordo com o seu projeto de vida. É crucial conhecer as várias opções disponíveis e aconselhar-se junto de um profissional de saúde sobre os respetivos riscos e benefícios, de modo a encontrar o método que mais se adequa ao seu caso. Antes da consulta com o médico, pode explorar o site para ter uma ideia geral dos métodos que existem em Portugal e ver exemplos de perguntas a fazer na consulta,  de modo a garantir que escolhe o melhor método para si.

PUBLICIDADE

Cuidados de higiene adequados – Ter o melhor cuidado possível com a higiene íntima é fundamental para evitar a proliferação de bactérias e o aparecimento de infeções vaginais, como a candidíase ou vaginose bacteriana. A maioria das doenças vaginais são fáceis de tratar, mas podem trazer consequências físicas e psicológicas se não forem tratadas atempada e adequadamente. A higiene regular e adequada é o primeiro passo para manter o pH normal da vagina. Para mais informações, deve consultar o site.

Realização de rastreios com regularidade – O equilíbrio hormonal influencia diretamente a saúde sexual. Assim, importa que as consultas e os exames ginecológicos sejam realizados regularmente, permitindo detetar doenças sexualmente transmissíveis, ou outra doenças ginecológicas que podem impactar significativamente a vida da mulher.

Adotar um estilo de vida saudável – Adotar hábitos saudáveis no nosso dia-a-dia ajuda muito em qualquer aspeto, incluindo na saúde sexual e reprodutiva individual. Evitar o tabaco e substâncias nocivas ao organismo, praticar exercício físico com regularidade, controlar o peso e manter uma alimentação equilibrada, são algumas medidas que protegem a saúde sexual e reprodutiva da mulher de possíveis danos de fatores que podem levar a infertilidade.

Para contribuir para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, e de acordo com a sua missão ‘Saúde para todos’, a Bayer acredita que a capacitação das mulheres e o acesso ao planeamento familiar desempenha um papel crucial na educação de qualidade e na melhoria da saúde e bem-estar das comunidades.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE