Coimbra

Câmara de Coimbra quer avançar com estudo urbanístico da zona da Solum

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 19-09-2022

A Câmara de Coimbra quer avançar com o estudo urbanístico da zona da Solum, no centro da cidade, e avançar com a requalificação da Praça 25 de Abril, avançou hoje a vereadora com a pasta do urbanismo.

PUBLICIDADE

A proposta para a Solum, apesar de não ser “um instrumento de caráter vinculativo”, vai permitir “de forma proativa repensar aquele território, conferindo-lhe qualidade em termos de desenho urbano, funcionalidade e lógica funcional de conjunto”, afirmou a vereadora Ana Bastos, que falava na reunião do executivo, antes da ordem do dia.

A vereadora referiu que também serão submetidas a apreciação da Câmara de Coimbra a requalificação da Praça 25 de Abril e a reposição da estação do Alto de São João, no âmbito do Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM), para dar resposta a 2.000 fogos daquela zona.

PUBLICIDADE

publicidade

Ana Bastos avançou ainda que na quinta-feira será consignada a obra do SMM entre a estação de Coimbra-A e Coimbra-B e será aberto ao público o passeio de Aeminium, junto à margem direita do Mondego.

Na reunião do executivo, a vereadora com a pasta da educação, Ana Cortez Vaz, alertou para o problema da “falta de assistentes operacionais” nas escolas, sobretudo no que diz respeito ao apoio a alunos com necessidades educativas especiais.

PUBLICIDADE

“O município de Coimbra considera que os rácios [de assistentes operacionais] estipulados pelo Ministério da Educação não se adequam às escolas de hoje em dia”, notou, salientando que crianças e jovens com medidas adicionais de apoio à aprendizagem “necessitam de acompanhamento individualizado e permanente”.

A vereadora frisou que o município já manifestou o seu descontentamento à Associação Nacional de Municípios Portugueses e que irá “muito em breve” comunicar o problema ao Ministério da Educação.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE