Mundo

300 pessoas detidas na Arábia Saudita por suspeitas de corrupção

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 15-03-2020

Quase 300 pessoas foram detidas na Arábia Saudita por corrupção, duas semanas após ter sido noticiado nos Estados Unidos a detenção de dois princípes sauditas por tentativa de golpe de Estado, informou hoje a EFE.

PUBLICIDADE

Citando a agência noticiosa estatal saudita SPA, a EFE adianta que a Comissão Nacional Anti-Corrupção investigou 674 pessoas, entre elas 219 funcionários e ex-funcionários, por alegada corrupção, abuso de poder e apropriação indevida de dinheiros públicos.

Pelo menos 298 pessoas investigadas foram detidas, de acordo com a SPA.

PUBLICIDADE

Dos detidos, 16 estão acusados de estarem envolvidos em casos de branqueamento de capitais e aceitação de subornos durante a outorga de contratos do Ministério da Defesa entre 2004 e 2014, antes da subida ao trono do rei Salman bin Abdulaziz, em princípios de 2015.

Outras 29 pessoas, entre elas quatro oficiais e quatro funcionários do Ministério do Interior, terão cometido crimes de abuso de poder e corrupção.

PUBLICIDADE

publicidade

Em 07 de março último, meios de comunicação social norte-americanos noticiaram a detenção do príncipe Ahmed bin Abdulaziz, irmão mais novo do rei Salman, e de Mohammed bin Nayef, sobrinho do rei e anterior príncipe herdeiro.

A importância dos detidos, que enfrentam agora a acusação de tentativa de golpe, está a alimentar rumores sobre a degradação do estado de saúde do rei Salma, que explicaria uma luta iminente pela sucessão.

Em finais de 2017, a Arábia Saudita encetou uma inédita campanha de detenções de dezenas de príncipes, políticos em altos cargos e grandes empresários numa purga que, segundo o reino saudita, visou combater a corrupção.

Na altura, as investigações centraram-se em casos antigos, um relacionado com as inundações ocorridas na cidade de Yeda em 2009, em que morreram centenas de pessoas, e outro com um surto viral que causou mais de meio milhar de mortos entre 2012 e 2015.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE