Coimbra

3 milhões para a reabilitação de 21 habitações municipais em Coimbra

Notícias de Coimbra | 10 meses atrás em 03-07-2023

A Câmara Municipal de Coimbra aprovou hoje o lançamento de um concurso público para uma empreitada de reabilitação de 21 habitações sociais no Bairro da Fonte do Castanheiro, um investimento de três milhões de euros.

PUBLICIDADE

O lançamento do concurso público para a empreitada de reabilitação de 21 habitações no Bairro da Fonte do Castanheiro, junto à Arregaça, na freguesia de Santo António dos Olivais, foi aprovado hoje por unanimidade, na reunião da Câmara Municipal de Coimbra.

De acordo com o presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva, este investimento vem juntar-se a um outro investimento de cinco milhões de euros que irá incidir na requalificação de 33 habitações, permitindo assim reabilitar a totalidade das habitações municipais do bairro, “atualmente bastante degradado”.

PUBLICIDADE

“O processo de reabilitação tem como objetivo intervir nas habitações municipais existentes, para que cumpram os requisitos legais de habitabilidade”, justificou o autarca eleito pela coligação Juntos Somos Coimbra (PSD, CDS-PP, Nós, Cidadãos!, PPM, Aliança, RIR e Volt).

A autarquia prevê poder consignar os trabalhos desta empreitada em novembro, com a obra a decorrer num prazo de 480 dias, em duas fases.

PUBLICIDADE

Cada uma das fases terá uma duração máxima de 240 dias, sendo que na primeira fase vão ser recuperadas 11 habitações, das quais seis devem ficar concluídas 30 dias antes do prazo limite de conclusão da respetiva fase”.

Já as restantes serão terminadas “no prazo limite de conclusão da fase, para assim se poder realojar arrendatários e a empreitada não sofrer interrupção”. A segunda fase prevê a reabilitação das restantes habitações.

A empreitada prevê a execução de 637 mil euros ainda este ano, enquanto em 2024 serão executados 1,8 milhões de euros e, em 2025, 637 mil euros.

“No âmbito desta obra, vai ser necessário executar infraestruturas na rua 13 de Maio e rua do Mondego”, informou ainda a Câmara.

Aquando da votação, a vereadora Ana Cortez Vaz explicou, a pedido da vereadora socialista Regina Bento, que a consignação da empreitada anterior, referente às 33 habitações, deverá ocorrer na “segunda quinzena de agosto” e “começar a fundo” em setembro.

Já o vereador da CDU, Francisco Queirós, congratulou-se por, finalmente, se avançar para finalização da reabilitação deste bairro, “tão penalizado durante muitos anos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE