A associação de desenvolvimento Terras de Sicó, que integra concelhos dos distritos de Leiria e Coimbra, anunciou a disponibilização de um investimento de três milhões de euros no âmbito da estratégia de desenvolvimento local “Terras de Sicó 2030”.
“Este novo ciclo de programação afigura-se como um grande desafio para o território de intervenção – concelhos de Alvaiázere, Ansião, Condeixa-a-Nova, Penela, Pombal e Soure – com todas as freguesias do território incluídas”, refere a associação em comunicado.
PUBLICIDADE
Segundo a Terras de Sicó, os projetos a apoiar devem ser orientados para “pequenos investimentos nas explorações agrícolas, pequenos investimentos na bioeconomia e economia circular, investimentos em diversificação, comércio e serviços associados, inovação na comercialização, cadeias curtas e mercados locais e conservação e valorização do património rural, natural, cultural e gastronómico (incluindo aldeias inteligentes)”.
A implementação da estratégia de Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC) “Terras de Sicó 2030”, é iniciada agora, na sequência da aprovação da Estratégia de Desenvolvimento Local “Terras de Sicó 2030 – A renovação do compromisso”, validada pela Autoridade de Gestão do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC) no Continente, acrescenta a associação.
O investimento anunciado foi ratificado na primeira sessão da assembleia de parceiros, no dia 28 de julho, em Pombal, e visa ampliar “a tradicional boa prática da iniciativa comunitária LEADER”.
A Terras de Sicó, criada em 1995, engloba os municípios de Alvaiázere, Ansião, Condeixa-a-Nova, Penela, Pombal e Soure, nos distritos de Leiria e Coimbra, em torno do maciço da serra de Sicó, com uma área aproximada de 1.500 quilómetros quadrados.
PUBLICIDADE