Desporto

3 equipas do CTCV na final nacional do F1 in Schools

Notícias de Coimbra | 2 semanas atrás em 08-07-2024

Famalicão acolheu a final nacional do Concurso F1 in Schools que levou ao pavilhão desportivo do CIIES, em Vale S. Cosme, 18 equipas de escolas de todo o país. 

PUBLICIDADE

O concurso, promovido por seis centros tecnológicos, entre os quais o Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro (CTCV), desafia os alunos do 3.º ciclo e ensino secundário a criarem equipas que competem entre si, na construção de um protótipo de carro de Fórmula 1, de acordo com regulamentos específicos e técnicos elaborados pelo Grupo F1.

A maior prova STEM (Science, Technology, Engineering, Maths) para jovens, à escala mundial, desafia os participantes a projetar e maquinar protótipos de carros de Fórmula 1, a procurar patrocínios, a utilizar as ferramentas digitais (como AutoCAD. Fuision 360.º entre outras), a conceber e executar o seu pit-display e a competir pela vitória numa corrida de 20 metros em pista, na qual os protótipos podem atingir os 80 quilómetros por hora.

PUBLICIDADE

Para desenvolverem o seu projeto, as equipas contam com mentoria especializada proporcionada pelos dos Centros Tecnológicos e desenvolvem competências empreendedoras, de trabalho de equipa, de pensamento crítico e resolução de problemas, de comunicação (em inglês), de autonomia e de gestão de projeto.

O CTCV esteve representado pelas equipas Thunder X, constituída por jovens do 9º provenientes da Escola Básica Carolina Beatriz Ângelo da Guarda, Racings Wheels, composta por jovens que frequentam o 12º ano do agrupamento de escolas de Penacova e pelos Speed Lane, do 10º ano da Escola Profissional de Sernancelhe. 

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE