Cidade

3 doces de Coimbra podem chegar à final das 7 Maravilhas Doces de Portugal

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 07-05-2019

A Arrufada de Coimbra, os Pastéis de Santa Clara e o Pudim das Clarissas passaram à próxima fase do concurso 7 Maravilhas Doces de Portugal e vão, agora, ser submetidos ao escrutínio do público.

PUBLICIDADE

Os três doces, que a Associação de Doceiros de Coimbra (ADOC), a Câmara Municipal (CM) de Coimbra e a CoimbraMaisFuturo candidataram às 7 Maravilhas Doces de Portugal, passaram pelo crivo do júri e estão entre os sete doces do distrito e os 140 de todo o país que vão ser votados pelo público, durante os meses de julho e agosto.

PUBLICIDADE

O Arroz Doce do Baixo Mondego e os Pastéis de Tentúgal (Montemor-o-Velho), o Bolo de Ançã (Cantanhede) e as Escarpiadas (Condeixa-a-Nova) completam o leque dos doces que vão representar o distrito de Coimbra.

A ADOC, a CM Coimbra e a CoimbraMaisFuturo candidataram o Arroz Doce de Coimbra, a Arrufada de Coimbra, o Manjar Branco, os Pastéis de Santa Clara, o Pudim das Clarissas, a Rosa da Rainha e a Talhadas de Príncipe ao concurso 7 Maravilhas Doces de Portugal.

PUBLICIDADE

publicidade

Estes doces competiram com mais 900 candidatos de todo o país e o júri decidiu passar três às finais distritais do concurso. São eles a Arrufada de Coimbra, os Pastéis de Santa Clara e o Pudim das Clarissas, que estão agora entre os 140 doces de todo o país que vão ser sujeitos à votação do público.

As conhecidas Arrufadas de Coimbra, uma espécie de pão doce, inserem-se na categoria ‘Doces Festivos’. Um doce típico das festividades, que entrava na mesa de qualquer lugar, desde as ordens religiosas às casas mais abastadas, passando pelas mais humildes. Já na categoria ‘Doces de Colher e Doce à Fatia’, Coimbra é representada pelo Pudim das Clarissas, um doce onde predominam as gemas de ovos, o açúcar e a calda de açúcar feita com casca de laranja. Entre as iguarias igualmente celebrizadas pelas Clarissas de Coimbra destacam-se, também, os Pastéis de Santa Clara, que entram na categoria de ‘Doces de Território’. Um pastel moldado em forma de meia lua, de massa fina, recheado com doce de ovos e amêndoas e polvilhado com açúcar pilé.

E está assim concluída mais uma fase eliminatória da 8.ª edição das 7 Maravilhas Doces de Portugal. Para além destes três doces, passaram ainda à próxima fase, representando o distrito de Coimbra, o Arroz Doce do Baixo Mondego e os Pastéis de Tentúgal (Montemor-o-Velho), o Bolo de Ançã (Cantanhede) e as Escarpiadas (Condeixa-a-Nova).

Cabe agora ao público votar, ao longo de 20 programas com emissão em direto na RTP, nos meses de julho e agosto, e apurar os pré-finalistas, que deverão ser conhecidos em duas semifinais, agendadas para os dias 24 e 31 de agosto.  Os doces vencedores das 7 Maravilhas de Portugal serão, depois, conhecidos numa gala, a transmitir pela RTP1, a 7 de setembro de 2019.

A candidatura promovida pela ADOC, CM Coimbra e CoimbraMaisFuturo pretende valorizar a tradição e a importância económica, social e cultural dos doces de origem coimbrã. Os promotores esperam ver reconhecido, por todos os portugueses, o Património Doceiro de Coimbra, pela sua relevância histórica, diversidade e riqueza.

 

 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE