Coimbra

3 Aldeias da região de Coimbra nas 7 Maravilhas de Portugal

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 07-04-2017

Cerdeira (Lousã), Gondramaz (Miranda do Corvo)  e Piódão (Arganil) são as 3 aldeias de Coimbra que conseguiram entrar no grupo de 49 pré-finalistas do concurso 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias.

PUBLICIDADE

 

GONDRAMAZ
GONDRAMAZ

A seleção das 49 aldeias finalistas foi efectuada hoje, 7 de abril, numa cerimónia na Aldeia da Pena, em São Pedro do Sul.

PUBLICIDADE

CERDEIRA
CERDEIRA

 

Na lista de eleitas da região centro encontramos: Cerdeira (Lousã);  Gondramaz (Miranda do Corvo);  Piódão (Arganil); Aldeia da Pena (São Pedro do Sul); Almeida (Almeida); Idanha-a-Velha e Monsanto (Idanha-a-Nova); Sortelha (Sabugal); Costa Nova (Ílhavo); Castelo Rodrigo (Figueira de Castelo Rodrigo); Fontão de Loriga (Seia); Dornes (Ferreira do Zêzere e Casal São Simão (Figueiró dos Vinhos).

PUBLICIDADE

publicidade

 

PIÓDÃO
PIÓDÃO

 

As 49 finalistas 7 Maravilhas integrarão 7 categorias (sete aldeias em cada), a saber: “Aldeias Rurais” ), “Aldeias Autênticas”, “Aldeias-Monumento”, “Aldeias Ribeirinhas”, “Aldeias em Áreas Protegidas”, “Aldeias Remotas” e “Aldeias de Mar”.

 

catarina e malatoAs 49 finalistas serão apresentadas ao longo de sete programas da RTP 1 apresentados por Catarina Furtado e José Carlos Malato, em horário nobre de domingo. A decisão final sobre os vencedores compete ao público, através de telefonemas.

O Centro de Portugal, apesar de ser a região do país com mais candidatas ao concurso “7 Maravilhas de Portugal – Aldeias” (159), coloca apenas 13 aldeias nesta segunda fase do concurso.

As 159 aldeias do Centro candidatas eram…Aldeia do Mato (Abrantes);Almeida, Castelo Bom e Castelo Mendo (Almeida; Benfeita, Cerdeira, Foz d’Égua, Mourísia, Piódão, Pomares, Soito da Ruiva, Teixeira, Vale de Espinho e Vila Cova do Alva (Arganil);Pia do Urso (Batalha);Pragança (Cadaval);Beijós, Cabanas de Viriato, Oliveira do Conde e Parada (Carregal do Sal);Monforte da Beira (Castelo Branco);Campo Benfeito, Mezio e Pereiró (Castro Daire); Linhares da Beira e Prados (Celorico da Beira);Cadaval, Casmilo, Ega, Poço e Serra Janeanes (Condeixa-a-Nova);Aldeia de São Francisco de Assis, Penhas da Saúde, S. Jorge da Beira, Sobral de São Miguel e Trigais (Covilhã);Avecasta, Castanheira – Lago Azul e Dornes (Ferreira do Zêzere);Almofala, Barca d’Alva, Castelo Rodrigo e Vermiosa (Figueira de Castelo Rodrigo)Aldeia Ana de Aviz e Casal São Simão (Figueiró dos Vinhos);Algodres e Maceira (Fornos de Algodres);Alcaide, Castelo Novo, Janeiro de Cima, Lavacolhos, Pêro Viseu e Quintãs (Fundão);Aigra Nova, Loural e Soito (Góis);Arcozelo da Serra, Folgosinho, Mangualde da Serra e Melo (Gouveia);Fernão-Joanes, Valhelhas e Videmonte (Guarda);Alcafozes, Aldeia de Santa Margarida, Cegonhas, Couto dos Correias, Idanha-a-Velha, Ladoeiro, Medelim, Monfortinho, Monsanto, Oledo, Penha Garcia, Proença-a-Velha, Rosmaninhal, S. Miguel d’Acha, Salvaterra do Extremo, Segura, Soalheiras, Termas de Monfortinho, Torre, Toulões e Zebreira (Idanha-a-Nova);Costa Nova (Ílhavo; Candal, Casal de Ermio, Casal Novo, Cerdeira, Chiqueiro, Foz de Arouce, Gândaras, Serpins, Talasnal e Vale Nogueira (Lousã);Pereiro de Mação (Mação);Penhas Douradas, Sameiro e Vale de Amoreira (Manteigas);Aldeia de Várzeas (Mealhada);Alcarva e Ranhados (Meda: Gondramaz (Miranda do Corvo);Lapa do Lobo (Nelas); Álvaro e Isna (Oleiros).

7 Maravilhas

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE