Vamos

2ª Edição do Borrego Serra da Estrela DOP arranca sexta-feira com showcooking de Chef Chakall

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 10-05-2022

É já a partir desta sexta-feira, 13 de maio, até domingo, 15 de maio, que se realiza a 2ª Edição Borrego Serra da Estrela DOP. Após o sucesso da 1ª Edição, a Estrelacoop quis ir mais longe e conseguiu duplicar o número de restaurantes aderentes, já são mais de 30, e o apoio de municípios da região no ‘apadrinhamento’ desta iniciativa.

PUBLICIDADE

O evento contará com 3 showcookings com chefs conceituados e dezenas de experiências gastronómicas únicas que convidam a visitar e a ficar no Território.

A Estrelacoop continua ativamente a realizar ações para promover os produtos endógenos da Região da Serra da Estrela, nomeadamente o Borrego Serra da Estrela DOP. O caminho para valorizar a Região e os seus produtos mais nobres materializa-se em ações e eventos que ajudam a alavancar as economias locais e o turismo, incentivando a produção qualificada e a formação de profissionais, contribuindo assim para o crescimento da Região Serra da Estrela.

PUBLICIDADE

A segunda edição Borrego Serra da Estrela DOP, que se realiza nos próximos dias 13 a 15 de maio, é uma das grandes apostas.

Após o sucesso da primeira edição, a Estrelacoop, em consonância com alguns dos Municípios da região Centro e o Turismo do Centro Portuga, quer ir mais longe e pretende, este ano, promover o evento além-fronteiras com um ‘piscar de olhos’ a Espanha através de ações de promoção online e com a duplicação de restaurantes aderentes, já conta com mais de 30 espaços, nos municípios de Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Mangualde, Manteigas, Nelas, Oliveira do Hospital e Seia.

PUBLICIDADE

publicidade

O evento envolve as várias organizações da região, a Estrelacoop, a Associação Nacional de Criadores Ovinos da Serra da Estrela (ANCOSE), onde o borrego DOP é produzido, assim como os restaurantes, os hotéis, as câmaras municipais e os postos de turismo. A uns caberá a divulgação e dinamização do evento, a outros caberá incluir na sua oferta gastronómica, a confeção tradicional ou reinvenção de um prato com a carne de borrego DOP.

Serão três dias de experiências gastronómicas únicas em que os restaurantes que se associam à 2ª edição do Borrego Serra da Estrela DOP garantem nos seus menus, pelo menos, 1 pratoconfecionado com Borrego Serra da Estrela DOP. Entre os pratos não vão faltar os típicos Borrego à Canastra, Borrego Assado no Forno, o Ensopado de Borrego, Borrego grelhado e novas leituras gastronómicas deste produto, como o crocante de Borrego Serra da Estrela DOP.

Irão realizar-se três showcookings com chefs conceituados: o primeiro acontece ‘fora de portas’ a 13 de maio em Lisboa, no restaurante “a’Beira-te” (jantar às 20:30) e contará com a confeção de um prato de borrego pelo Chef Chakall; a 14 de maio, às 13:00, no restaurante O Gouveia em Oliveira do Hospital, será a vez do Chef João Quaresma demonstrar os atributos desta carne nobre e tenra criada nos prados da Serra; e a terminar, a 15 de maio, pelas 13:00, o restaurante Sabores da Serra no Hotel Eurosol de Gouveia contará com o showcooking da autoria do Chef Paulo Cardoso.

No website do evento pode encontrar todas as informações úteis, sugestões de visita para prolongar a estadia na região e saber quais são os restaurantes aderentes.

De referir que, este mês, a Estrelacoop firmou o protocolo de cooperação com os Municípios da Região e o Turismo Centro de Portugal, com os objetivos de cooperar institucionalmente e e obter apoio na dinamização da 2.ª Edição do Borrego Serra da Estrela DOP, com vista à promoção deste produto de excelência nos concelhos e na região da Serra da Estrela e na captação de novos visitantes a este Território. De ressalvar que os municípios de Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Mangualde, Manteigas, Nelas, Oliveira do Hospital e Seia acordaram estabelecer este compromisso de cooperação até porque “este acordo tem no seu âmago a Valorização, Divulgação e Promoção do uso da Denominação de Origem Protegida do Borrego Serra da Estrela e, em simultâneo, preservar e defender este produto que se mantém na forma tradicional de maneio, conferindo à carne características organoléticas diferenciadas e únicas”, explica o presidente da Estrelacoop, Joaquim Lé de Matos.

Tanto a Estrelacoop, como as entidades parceiras como a Ancose, Turismo Centro de Portugal, e municípios supracitados comprometem-se na cooperação institucional e no apoio à dinamização da 2.ª Edição do Borrego Serra da Estrela DOP, um evento que visa promover este produto de excelência, do concelho e da região da Serra da Estrela tão importante para a captação de novos visitantes aos territórios, à dinamização da restauração e fluxos turísticos locais.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE