Polícias

280 detidos e milhões de medicamentos falsos apreendidos em operação que envolveu Portugal

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 10-06-2021

Cerca de 280 pessoas foram detidas e mais de nove milhões de unidades de medicamentos e dispositivos médicos falsificados apreendidos em todo o mundo, no âmbito da operação PANGEA XIV, organizada pela Interpol e em que Portugal participou.

PUBLICIDADE

Segundo o Infarmed, nas ações desenvolvidas pelas entidades portuguesas foram controladas 709 encomendas, das quais 134 foram apreendidas, impedindo a entrada em Portugal de 5.850 unidades de medicamentos/dispositivos médicos ilegais com um valor superior a 13,5 mil euros.

“Apesar de a Autoridade Tributária e do Infarmed continuarem a participar ativamente nesta e noutras ações de sensibilização e alerta para este problema, há adquirentes em território nacional que continuam a correr riscos e a comprometer gravemente a sua saúde, ao adquirirem medicamentos pela internet em websites não autorizados”, alerta a Autoridade Nacional do Medicamento.

PUBLICIDADE

publicidade

Os medicamentos apreendidos na operação Pangea XIV, que envolveu 92 países de vários continentes, foram encontrados em 710 mil embalagens verificadas nas alfândegas, eram “potencialmente letais” e tinham um valor superior a 19 milhões de euros, informa o Infarmed.

Em comunicado, a Autoridade Nacional do Medicamento sublinha que, dos dispositivos médicos apreendidos, que totalizam 16% do total da operação, destacam-se os testes COVID e máscaras de proteção individual. No total, foram detidas 277 pessoas.

PUBLICIDADE

Desta ação de combate aos medicamentos falsificados e de alerta para os perigos associados à compra destes fármacos através da internet, que decorreu entre 18 e 25 de maio, resultaram 846 investigações, tendo sido interrompida a atividade de 77 grupos de crime organizado.

Em comunicado, o Infarmed revela que foram monitorizados 119.672 websites e páginas de redes sociais, tendo sido desligados 113.020, o valor mais elevado desde a primeira operação Pangea, em 2008.

“Neste momento, estão também em processo de encerramento mais 3.261 websites/páginas de redes sociais”, acrescenta.

Entre os medicamentos contrafeitos e ilegais, destacam-se os fármacos para a disfunção erétil e os hipnóticos e sedativos, seguidos de analgésicos e esteroides anabolizantes, entre outros.

A Operação Pangea XIV foi coordenada pela Interpol, em conjunto com a Organização Mundial das Alfândegas (OMA), o Permanent Forum of International Pharmaceutical Crime (PFIPC) e o Heads of Medicines Agencies Working Group of Enforcement Officers (WGEO). Contou com a participação de agências de polícia, autoridades aduaneiras e das autoridades reguladoras de saúde e de medicamentos.

Em Portugal, participaram nesta operação o Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P. e a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT).

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE