“27% dos trabalhadores do CHUC não possui a escolaridade obrigatória de 12 anos”

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 23-02-2018

 

PUBLICIDADE

Foi assinado um acordo de colaboração entre o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) no âmbito do programa Qualifica, protocolo que tem a duração de um ano podendo o mesmo ser renovável por iguais períodos.

CHUC

PUBLICIDADE

O programa Qualifica foi desenvolvido pelo Governo e constitui-se como uma estratégia integrada de formação e qualificação de adultos, tendo como premissa fundamental não só a valorização das aprendizagens que os adultos foram adquirindo ao longo da vida, mas também a possibilidade efectiva de aumentarem e desenvolverem competências através de formação qualificante.

Em comunicado enviado a NDC o CHUC adianta que “tendo em conta que 27% dos trabalhadores do CHUC não possui a escolaridade obrigatória de 12 anos, esta certificação reveste-se de extrema utilidade para a Instituição”.

PUBLICIDADE

publicidade

Reconhecendo que a qualificação dos seus trabalhadores é um recurso fundamental ao seu desenvolvimento, o Conselho de Administração tem vindo a promover um esforço de formação dos seus trabalhadores,  a que importa dar continuidade através deste projecto, concretizando e valorizando, assim, o  investimento em capital humano.

O CHUC salienta o facto de se encontrarem a frequentar o Programa Qualifica, 120 trabalhadores, distribuídos por dois níveis de formação: nível básico e nível secundário.

A selecção dos trabalhadores incluídos, nesta fase, resultou de um processo prévio de sessões de “Orientação ao Longo da Vida”, (diagnóstico, informação, orientação e encaminhamento de percursos de qualificação), feitas pelo IEFP aos trabalhadores do CHUC, com as respectivas ofertas de formação mais adequadas às suas necessidades (educação, formação profissional ou dupla certificação).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE