Educação

Escola de Enfermagem recompensa mérito

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 10-10-2014

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) acaba de criar o Prémio Marta Lima Basto, que visa promover e reconhecer o mérito académico dos estudantes de licenciatura.

PUBLICIDADE

Esta distinção, a ser entregue anualmente no dia da abertura solene das aulas (assim haja cabimento orçamental de receita própria), destina-se não só aos alunos do 2º, 3º e 4º anos com melhores notas no ano letivo anterior, como também ao estudante do 1º ano a ser admitido na instituição com a melhor média.

O Prémio Marta Lima Basto foi atribuído, pela primeira vez, na última quinta-feira (dia 9 de outubro), justamente aquando da sessão solene de abertura das aulas na ESEnfC, tendo distinguido 10 estudantes, com quantias que oscilam entre os 178 euros e os 534 euros.

PUBLICIDADE

publicidade

A entregá-lo esteve a enfermeira e investigadora que lhe empresta o nome, uma mulher que, pela trajetória académica e profissional, mereceu a medalha de ouro de serviços distintos do Ministério da Saúde, além de ter sido distinguida pelo Presidente da República como Grande Oficial da Ordem da Instrução Pública.

«Nada melhor que o nome de uma enfermeira portuguesa que pelo seu percurso académico, profissional e pessoal, pudesse ser inspiradora das trajetórias pessoais dos estudantes de Enfermagem, por durante o seu percurso de vida “ter sido agente e atora da sua própria formação, ao mesmo tempo que agia socialmente transformando a realidade, sendo capaz de mobilizar as condições reais da vida quotidiana e as dimensões sociais das relações com os outros», explicou a Presidente da ESEnfC, Maria da Conceição Bento, ao justificar o nome escolhido.

PUBLICIDADE

Marta Hansen Lima Basto Correia de Frade foi a primeira enfermeira portuguesa a obter, em 1995, o grau de Doutor, defendendo a tese (escrita em inglês) “Implementing Change in Nurses Professional Behaviours”. Concluiu o doutoramento no Instituto de Ciências do Trabalho e da Empresa, formação que iniciou na Universidade de Lovaina (Bélgica), quando, à data, tal não era possível em Portugal.

Aposentada desde 2001, Marta Lima Basto passou a dedicar-se integralmente à investigação e a colaborar com os cursos de doutoramento em Enfermagem do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar e da Universidade de Lisboa.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE