Freguesias

25 de Abril: António Costa faz mensagem e comemoração online na residência de São Bento

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 24-04-2020

O primeiro-ministro vai deixar no sábado uma mensagem alusiva às comemorações do 46º aniversário do 25 de Abril, pelas 15:30 horas, e “abrirá” aos cidadãos, através da Internet, a residência oficial de São Bento.

PUBLICIDADE

Antes, pelas 10:00, António Costa estará presente na sessão solene comemorativa do 25 de Abril na Assembleia da República, em que intervirão o presidente do parlamento, Ferro Rodrigues, os representantes dos partidos e que será encerrada com um discurso do chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa.

PUBLICIDADE

publicidade

Ao contrário do que aconteceu em anos anteriores, desta vez, por causa da pandemia de covid-19, a residência oficial do primeiro-ministro estará fechada ao público.

“O 25 de Abril deve ser celebrado, mesmo este 25 de Abril, tão diferente dos outros”, escreveu hoje o primeiro-ministro na sua conta pessoal na rede social Twitter.

PUBLICIDADE

António Costa acrescentou que, “como é tradição, a residência oficial do primeiro-ministro abre as suas portas” no sábado, “via online, para que os cidadãos entrem nesta casa que é de todos”.

Depois da mensagem do primeiro-ministro, pelas 15:35, está prevista uma visita guiada à mostra “Design em São Bento”, e às 16:30 passa um vídeo da Companhia Hotel Europa com a peça “Agora que não podemos estar juntos”, tendo depoimentos de pessoas que resistiram à ditadura, focado nas relações amorosas e na esperança de liberdade.

Criada especificamente para as comemorações do 25 de Abril em 2020, a obra foi criada pela Companhia Hotel Europa, tendo sido em grande parte gravada nos jardins da residência oficial do primeiro-ministro, onde tradicionalmente se realizam comemorações da “Revolução dos Cravos”.

Através de uma conversa por via digital, a agência Lusa falou com o criador artístico André Amálio e com três dos quatro diretores artísticos dos teatros nacionais de São Carlos, São João e D. Maria II, e da Companhia Nacional de Bailado, que responderam ao desafio de serem curadores do projeto lançado por António Costa para festejar os 46 anos da revolução.

Segundo os curadores, a obra em vídeo “Agora Que Não Podemos Estar Juntos” faz parte de um díptico que inclui ainda um espetáculo que será apresentado futuramente, quando os portugueses puderem novamente festejar juntos, e onde serão os próprios protagonistas a contar as suas histórias.

No filme, a Hotel Europa – companhia portuguesa que se tem dedicado à pesquisa de teatro documental – convidou artistas das áreas do teatro, música e dança, a interpretam testemunhos reais para refletir sobre a história portuguesa recente.

“Podemos recordar essa revolução quase mágica, que não provocou vítimas, as forças de resistência, o amor, e a esperança que, tal como então, hoje nos podem ajudar a ultrapassar esta situação tão difícil”, salientou André Amálio.

No centro da reflexão vai estar “a forma como estas relações foram capazes de sobreviver à perseguição do Estado Novo, ao mesmo tempo que estavam na base da sustentabilidade dessa mesma luta política”.

A resistência à ditadura será abordada neste vídeo sob diversos prismas e contará com testemunhos de pessoas que estiveram na clandestinidade, mas também das que fizeram parte dos movimentos de libertação das antigas colónias portuguesas e de pessoas que estavam a fazer a sua luta no exílio.

“Agora Que Não Podemos Estar Juntos”, criação da Companhia Hotel Europa, tem curadoria de Elisabete Matos, Sofia Campos e Tiago Rodrigues, em conjunto com o diretor artístico do Teatro Nacional São João, Nuno Cardoso.

Como o Palacete de São Bento não vai poder, este ano, abrir as portas para a celebração do 25 de Abril, haverá visitas guiadas online, nas mesmas plataformas digitais, às mostras de arte contemporânea e de design português que atualmente ocupam a residência oficial.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE