Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cinema

25 Anos CineEco comemoram-se no TAGV

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 16-01-2022

O Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) recebe o Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, dias 18 e 19 de janeiro, com sessões às 18h00 e 21h00, entrada gratuita.

PUBLICIDADE

O TAGV é um dos 84 espaços do país que acolhe o CineEco, o único festival internacional de cinema ambiental que apresenta, em Coimbra, as mais recentes produções nacionais e internacionais sobre questões ambientais.

A extensão ao TAGV continua a acontecer em parceria com a Cátedra UNESCO em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Coimbra e o Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra.

Um programa de filmes extenso, para ver na sala do TAGV, e em sessões para as escolas em streaming, em que, todos os filmes, são acompanhados de conversa no final com especialistas em questões ambientais.

Associado à exibição de filmes, acontece ainda a pré-apresentação do livro “CineEco: Cinema Ambiental em Portugal — Filmes do Mundo, em 25 anos de CineEco, Seia, 1995-2020” de Mário Branquinho.

Neste livro, o autor relata, na primeira pessoa, o historial do CineEco, um festival que já ultrapassou um quarto de século, fazendo do cinema uma importante ferramenta de promoção de valores ambientais. Um percurso que assinala filmes e personalidades do mundo, do estado do cinema ambiental em Portugal e das dinâmicas desenvolvidas ao longo dos anos, em Seia, uma cidade do interior do país, que resiste no panorama cultural nacional.

PUBLICIDADE

O prefácio é de Fátima Alves, Universidade Aberta, Investigadora do Centro de Ecologia Funcional, Ciência para as Pessoas & para o Planeta, da Universidade de Coimbra, numa edição do Município de Seia, Associação de Arte e Imagem de Seia, com o apoio da Direção Geral do Ambiente, ICA — Instituto de Cinema e Audiovisual, Lipor, Câmara Municipal de Lisboa/Capital Verde Europeia, Ciência Viva e Turistrela.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com