Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cinema

24ª edição do CineEco premeia “Utopia Revisitada”

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 20-10-2018

O filme austríaco “Utopia Revisitada” de Kurt Langbein foi o grande vencedor da Competição Longas do CineEco, um retrato sobre os pioneiros da chamada nova sociedade.

PUBLICIDADE

O documentário “Utopia Revisitada” de Kurt Langbein é o grande vencedor da Competição Internacional Longas da 24ª edição do CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, que aconteceu entre 13 e 20 de outubro em vários espaços culturais e educativos da cidade.

O filme aborda «experiências de modelos alternativos ao sistema capitalista globalizado, através da voz e de projetos de quatro empreendedores e ativistas sociais que criaram espaços onde é possível cooperar, compartilhar e preservar a natureza».

O “Prémio Antropologia Ambiental – Liberty Seguros” foi atribuído a “A Arca de Anote” (Canadá) de Matthieu Rytz, documentário que retrata a odisseia de um povo prestes a ser engolido pelo mar fruto das alterações climáticas.

“Até À Ùltima Gota – A Guerra Secreta na Europa” (França/ Grécia) de Yorgos Avgeropoulos arrecadou o “Prémio Educação Ambiental – Associação Mares Navegados”, um filme que segue o rasto do dinheiro e dos interesses corporativos em seis países da União Europeia, tendo na questão da água uma reflexão crítica sobre a Democracia e os valores contemporâneos europeus.

PUBLICIDADE

Ainda na Competição Internacional Longas coube a “Ponto Sem Retorno” (EUA) de Noel Dockstader e Quinn Kanaly conquistar a “Menção Honrosa”. A película retrata um dos maiores feitos da história da aviação – pilotar por todo o mundo um avião movido a energia solar.

Seis mil pessoas visitaram o CineEco, 80 dos quais intervenientes, diretores de festivais e realizadores de cinema ambiental de 30 países como Malásia, Brasil, Irão, Sérvia, México, Japão, Colômbia, Espanha, França, EUA, Coreia do Sul, Alemanha, Canadá , Roménia, República Checa, Argentina, Croácia, Suíça, Albânia, Índia, Rússia e República Dominicana.

«A edição 2018 do CineEco foi um marco para a cidade e para o País! Nada mais será o mesmo. Fomos pioneiros com a realização do 1º Fórum Internacional de Festivais de Cinema Ambiente,  enquadrado no CineEco. Conseguimos reunir numa cidade do interior, um número expressivo de pessoas de vários países com um único propósito – a promoção do Cinema Ambiental e a discussão de questões atuais ligadas ao Ambiente. Recebemos diretores de festivais, realizadores de cinema ambiental, representantes de entidades e organismos de relevância internacional como o departamento de Ambiente das Nações Unidas, National Geographic, UNESCO, Banco Mundial, Connect4Change, Climate Reality Leadership Corps. O CineEco inscreveu Seia no mapa do cinema ambiental mundial», frisa Mário Branquinho, diretor do CineEco.

«Este festival, descentralizado, realiza-se desde 1995 com o apoio de parceiros e uma equipa devota e esforçada em fazer a diferença. O CineEco deve pois ser encarado como uma referência a nível nacional e ser tratado como tal pelas entidades governamentais», sublinha o responsável.

CineEco — Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela decorre, ininterruptamente, há 23 anos em Seia e é o único festival de cinema no País dedicado à temática ambiental. Trata-se de uma iniciativa do município de Seia que, cada vez mais, reúne a Comunidade, escolas da região de Seia e restantes municípios envolventes. Este ano, 6 mil pessoas compareceram ao Festival, a grande maioria para assistir aos 10 filmes em Competição nas Longas Internacionais e que contaram com o contributo de 30 embaixadores locais, na promoção dos mesmos junto da Comunidade.

O CineEco 2018 não encerra atividade em outubro, partirá em itinerância já no próximo mês de novembro, com o intuito de levar mais longe o cinema ambiental a públicos diversificados de várias regiões do País. A primeira paragem será no Porto com um programa a ser anunciado muito em breve.

O CineEco 2018 é organizado pelo Município de Seia e cumpre, este ano, a sua 24ª edição. É um dos festivais de cinema de ambiente mais antigos do mundo e membro fundador e da direção da Green Film Network, uma plataforma de 40 festivais de cinema ambiental.

PALMARÉS 24ª EDIÇÃO CINEECO 2018

Lista Vencedores

COMPETIÇÃO INTERNACIONAL LONGAS

Grande Prémio CineEco 2018

UTOPIA REVISITADA (Utopia Revisited), Kurt Langbein, doc, Áustria, 2018

Prémio Antropologia Ambiental – Liberty Seguros

A ARCA DE ANOTE (Anote’s Ark), Matthieu Rytz, doc, Canadá, 2018

Prémio Educação Ambiental  – Associação Mares Navegados

ATÉ À ÚLTIMA GOTA – A GUERRA SECRETA NA EUROPA (UP TO THE LAST DROP – The Secret War in Europe), Yorgos Avgeropoulos, doc, Grécia/França, 2017

 

Menção Honrosa

PONTO SEM RETORNO (Point of No Return), Noel Dockstader and Quinn Kanaly, doc, EUA, 2017

 

COMPETIÇÃO DOCUMENTÁRIOS E REPORTAGENS PARA TELEVISÃO

Prémio Internacional de Curtas-metragens – Turistrela

CORRE (Run), Francisco Rojas, Ficção, República Dominicana, 2017

Menções Honrosas

CARGA ESTRANHA (Strange Cargo), A. Denis, E. Duplan, V. Machu, M. Riesen, animação, França, 2017

Prémio Documentários e Reportagens para Televisão – Lusocargo

O IMPÉRIO DO OURO VERMELHO (L’empire de l’or rouge), Xavier Deleu, Jean-Baptiste Malet, doc, França, 2017

Menção Honrosa

OS PADRÕES DO OCEANO (The Patterns of the Ocean), Hendrik S. Schmitt, Doc., Alemanha, 2018

 

EXTRA COMPETIÇÃO

Prémio Valor da Água

AS PEQUENAS GALOCHAS AMARELAS (Little Yellow Boots), John Webster, doc. Finlândia/Alemanha/Rússia/Noruega/Letónia, 2017

Prémio Lixo Marinho

A PLASTICARIA (La Plastikeria), De Cesare Maglioni, Ficção, Espanha, 2017

 

COMPETIÇÃO LUSOFONIA

Grande Prémio Lusofonia / Camacho Costa

MACOCONI-AS RAIZES DOS NOSSOS FILHOS (Macoconi-the roots of our children), Fábio Ribeiro, doc, Moçambique, 2017

 

Menção Honrosa

CONSTRUINDO PONTES (Building Bridges), Heloísa Passos, doc, Brasil, 2017

Prémio Panorama Regional / Casa da Passarella:

FLORESTA ETERNA (Eternal Forest), Evgenia Emets, doc, Portugal, 2018

Menção Honrosa

15 MEMÓRIAS DO FOGO (15 Memories of Fire), Rodrigo Oliveira e Tiago Cerveira, série, TVI24, Portugal, 2018

 

PRÉMIO JUVENTUDE

Prémio Melhor Longa da Juventude

AS PEQUENAS GALOCHAS AMARELAS (Little Yellow Boots), John Webster, doc. Finlândia/Alemanha/Rússia/Noruega/Letónia, 2017

Prémio Melhor Curta da Juventude

15 MEMÓRIAS DO FOGO (15 Memories of Fire), Rodrigo Oliveira e Tiago Cerveira, série, TVI24, Portugal, 2018

Menção Honrosa

O IMPÉRIO DO OURO VERMELHO (L’empire de l’or rouge), Xavier Deleu, Jean-Baptiste Malet, doc, França, 2017

Menção Honrosa

(A) SOCIAL-10 DIAS SEM TELEMÓVEL (The Social-10 Days Without Cell Phone), Lucio Laugelli, doc, Itália, 2018

Menção Honrosa

A LINHA QUE SEPARA O PAÍS, (the line that separates the country), Madalena Ferreira, Paulo Gabriel, Rui Rocha, reportagem, SIC, Portugal, 2018

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com