Região

249 animais esterilizados em Góis

Notícias de Coimbra | 5 meses atrás em 07-12-2023

O Município de Góis promoveu, durante o ano de 2023, mais uma campanha de esterilização gratuita de animais de companhia. Com esta iniciativa, a autarquia promoveu a saúde pública e o bem-estar da população animal do concelho. A campanha seguiu as recomendações da Lei n.º 27/2016, de 23 de agosto, que privilegia a esterilização como forma de controlo da população de animais errantes.

PUBLICIDADE

Para além de ser um imperativo legal, esta campanha insere-se numa estratégia municipal de política de sensibilização junto dos munícipes para o bem-estar animal e o controlo da população de animais errantes e vadios, explica a autarquia.

Neste sentido, as intervenções cirúrgicas de esterilização foram efetuadas num Centro de Atendimento Médico-Veterinário da região e registaram um total de 148 animais esterilizados – 47 gatos, 80 gatas, 8 cães e 13 cadelas. Foram esterilizados ainda 101 gatos vadios/errantes, dos quais 60 fêmeas e 41 machos. A autarquia realça que, com esta ação, “evitará o nascimento de inúmeras ninhadas indesejadas”.

PUBLICIDADE

Esta é a quarta campanha de esterilização gratuita realizada pelo Município de Góis e uma das que, a nível nacional, abrangeu todos os munícipes.

Além do custo total das cirurgias, a autarquia responsabilizou-se ainda pela totalidade das despesas com a identificação eletrónica, a vacina antirrábica, o Boletim Sanitário e o registo obrigatório na base de dados SIAC – Sistema de Informação de Animais de Companhia.

PUBLICIDADE

publicidade

A anterior campanha, no ano transacto, registou um total de 162 animais esterilizados. Nos últimos quatro anos, no concelho de Góis, foram esterilizados um total de 495 animais de companhia.

A Câmara agradece a elevada adesão à campanha por parte dos seus munícipes e a colaboração direta das juntas e uniões de freguesia na divulgação da campanha e no auxílio prestado no encaminhamento dos formulários. Anuncia ainda que se encontra a preparar uma nova campanha de esterilização, que irá decorrer no próximo ano e que irá contemplar a esterilização de gatos vadios/errantes nos locais onde não foi possível realizar este ano.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE